Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Quebra-torto: a primeira refeição do Pantanal! - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Culinária MS

Quebra-torto: a primeira refeição do Pantanal!

Não há quem passe pelo Pantanal Sul-mato-grossense e não encontre logo cedinho uma mesa farta. Refeição é composta por ingredientes que seriam mais comuns no almoço em outros locais.

Por Redação | 29 março, 2022 - 14:53

Tá no clima da novela Pantanal? O remake do clássico da TV brasileira estreou na última segunda-feira (28), e está na boca do sul-mato-grossense. Uma cena comum que devemos ver, são os personagens degustando comidas pantaneiras, e hoje vamos te falar um pouco mais de um famoso café da manhã tradicional na região: O quebra-torto!

É comida da madrugada, servida entre 4 e 5 horas da manhã, quando a peonada parte para a lida no campo, sem hora certa pra voltar. Arroz carreteiro, ovos, mandioca, farofa, acompanhados de leite com açúcar queimado, café, caldo de cana ou algum suco de fruta fazem parte do quebra-torto.

Surpreendentemente, o prato faz todo sentido quando você está imerso no contexto pantaneiro. Certamente você vai encontrá-lo ao visitar as fazendas da região.

Claro, é um prato típico de Mato Grosso do Sul que você precisa experimentar. Inclusive, o quebra-torto é servido com mais requinte e variedades de pratos, em hotéis e pousadas de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

CONFIRA A RECEITA:

Ingredientes

  • 300 g de charque ou carne-de-sol
  • 2 xícaras de arroz
  • 2 dentes de alho amassados
  • ¹/² cebola média picada
  • 4 colheres de óleo
  • Água
  • Sal a gosto
  • Cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo

Corte em pequenos pedaços o charque ou carne-de-sol e deixe de molho na água para retirar o sal (troque a água várias vezes).

Por último, passe água fervente. Lave o arroz e reserve. Em uma panela, esquente o óleo, coloque a carne para fritar, mexendo até que comece a grudar.

Pingue um pouquinho de água, mexa, frite, pingue água, frite, pelo menos umas cinco vezes, até a carne ficar bem vermelha e sequinha.

É este processo vai dar cor e sabor ao arroz. Acrescente o alho, a cebola, o arroz, e refogue bem. Cubra com água, deixe ferver, prove o sal. Depois de pronto, coloque salsa e cebolinha a gosto.

Para quem gosta, também uma pimenta de bode (cheiro) dá um toque especial.

Sirva com ovos fritos e farofa.

 

Mais Notícias
Turismo

Bonito terá voos diários em julho para impulsionar turismo na alta temporada

1 maio, 2024

Dourados

Prefeitura de Dourados libera pesca durante o feriado do trabalhador

1 maio, 2024

Capital

Bioparque do Pantanal tem horário diferenciado no feriadão

1 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções