Por João Paulo Ferreira | 4 novembro, 2024 - 17:30
Campo Grande recebe nesta quinta-feira (7) o lançamento da história em quadrinho “Garcia – Luta, Fé e Justiça”, criada pelo ilustrador Olimpio Leme. Financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), a obra narra a trajetória de Januário Garcia Leal, conhecido como Garcia Sete Orelhas, e explora temas históricos e sociais do século XIX, época de disputas de terras e colonização portuguesa.
Olimpio ouviu a história de Januário ainda criança e nunca a esqueceu. “Essa história foi contada para mim quando eu era criança, pelo meu pai, e na época eu fiquei muito impressionado, tanto que nunca me esqueci. É uma história trágica de um homem que busca justiça, honra, de uma maneira que hoje em dia sabemos ser dura, mas que era o que ele tinha como recurso na época”, conta o autor. Movido pela lembrança, o artista passou cinco anos pesquisando sobre Januário e sua época para criar a história em quadrinho, que reflete a busca por justiça e as raízes de Mato Grosso do Sul.
A trama mostra Januário, um homem comum, buscando vingança pela morte de seu irmão. Segundo Olimpio, durante sua pesquisa, ele encontrou registros históricos que confirmam a existência de Januário, além da influência de sua trajetória na vinda de sua família de Minas Gerais para a atual Região do Bolsão, em Mato Grosso do Sul. “O que Olimpio descobriu durante a pesquisa, por meio de livros, documentos e registros históricos, foi que Januário Garcia Leal realmente existiu, e que a saga vivida por ele acabou trazendo sua família, após seu falecimento, de Minas Gerais para terras do que viria a ser Mato Grosso do Sul”, conta.
Além de fatos históricos, a obra trata de temas como conflitos com povos indígenas e quilombolas, que não aparecem na versão mais popular da lenda. “É uma história muito complexa dos idos de 1800, porque toca em temas sensíveis. É claro que muitas das ações dele foram inflexíveis, e a intenção não é glamourizar nem justificar, mas entender que isso fez parte da nossa história e ver o que podemos fazer para não deixar isso acontecer novamente”, explica o autor.
A história em quadrinho foi desenhada à mão, no estilo “old school” com técnica de nanquim, em um processo que levou horas de trabalho até o resultado final. Olimpio, que sempre gostou de histórias em quadrinho, conta que finalmente sentiu que essa era uma história que precisava contar. “Todo mundo me dizia que eu deveria fazer uma HQ, mas foi só quando me deparei com essa história que veio a necessidade de contá-la ao mundo, e foi assim que nasceu o projeto”, conclui.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções