Por João Paulo Ferreira | 16 abril, 2024 - 15:06
Após 38 anos vivendo nos Estados Unidos, a escritora sul-mato-grossense Bernadete Piassa retorna ao Brasil para lançar seu primeiro livro, “Polca Paraguaia”. O romance, ambientado no Pantanal, é uma homenagem à cidade natal da autora, Corumbá, e será apresentado ao público em eventos gratuitos nas cidades de Corumbá e Campo Grande.
Os lançamentos ocorrerão nesta sexta-feira, dia 19, às 18 horas, no Museu Casa Dr. Gabi em Corumbá, e na terça-feira, dia 23, às 19 horas, na Livraria Leitura em Campo Grande. Bernadete, que também é jornalista com passagens por grandes veículos como Folha de S.Paulo e Estadão, descreve a obra como um retorno às raízes: “Seu coração nunca se esquece de seu lugar de origem. Você pode viajar, mas aquilo que ficou em você da sua infância tem um impacto muito profundo.”
“Polca Paraguaia” explora as conexões entre as memórias da infância de Bernadete em Corumbá e a vida contemporânea nos Estados Unidos, onde residem os personagens principais do livro, Ted e Anna. A trama é repleta de referências às lendas e mitologias locais. Sobre sua decisão de lançar o livro primeiramente em Corumbá, a autora explica: “É muito importante para mim, se eu quisesse podia lançar o livro nos EUA, no Rio, mas não seria como lançar em Corumbá, com o Rio Paraguai, que aparece muito no romance, de onde surgem as histórias.”
A escolha do local para o lançamento em Corumbá também é significativa para Bernadete. A Casa Dr. Gabi, onde ocorrerá o evento, faz parte das lembranças de infância da escritora. “Eu morava lá perto quando era criança, então poder voltar e fazer esse lançamento naquele casarão pelo qual passei tantas vezes é muito emocionante”, afirma Bernadete.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções