Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Festival de Inverno de Bonito 2024 traz Zé Ramalho, Olodum e Sandra de Sá ao MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Festival de Inverno de Bonito 2024 traz Zé Ramalho, Olodum e Sandra de Sá ao MS

Evento contará com 150 atrações gratuitas e programação diversificada de 21 a 25 de agosto

Por João Paulo Ferreira | 30 julho, 2024 - 11:23

O 23º Festival de Inverno de Bonito promete agitar a cidade com 150 atrações totalmente gratuitas, abrangendo diversas formas de arte e cultura. O evento, que acontecerá de 21 a 25 de agosto, oferecerá 15 horas diárias de programação, incluindo o Festival Bonitinho, teatro, arte circense, literatura, economia criativa e música. Entre os destaques musicais estão o Concerto Gaya, de Portugal, no dia 22, e shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra de Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).

Segundo o governador Eduardo Riedel, o Festival de Inverno é uma importante ferramenta de promoção de Mato Grosso do Sul como um destino cultural e de ecoturismo. “O Festival já é uma marca consolidada de Mato Grosso do Sul e de Bonito, claro, mas ele tem a capacidade e a dimensão de trabalhar muitas formas de desenvolvimento. É um produto turístico hoje e a gente conseguiu fechar a programação quatro meses antes do Festival para que a nossa Fundação de Turismo promovesse fora do Estado, fora do País, nos encontros de turismo, mundo afora. Ele é um produto social, de formação educacional, até o Bonitinho, que foi uma inovação do ano passado e está fazendo um grande sucesso, ajuda as nossas crianças também a terem acesso às programações culturais apropriadas à idade. O festival integra não só o turismo, [mas também] o esporte, a natureza, e leva o nome do Mato Grosso do Sul com aquilo que é o nosso DNA, a nossa alma, a nossa referência cultural, gastronômica, de turismo e natureza”, disse.

Expectativa de público e integração de órgãos governamentais

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, espera a participação de 120 mil pessoas nos cinco dias de evento. Ele destacou a importância da integração entre os órgãos do governo na organização do festival. “Acho que o Festival de Bonito é um exemplo muito claro da importância dessa transversalidade de todos os órgãos do governo. Nós temos lá o Festival Bonitinho, que a gente leva atividade física, lazer e atrações culturais infantis para a criançada, valorizando a participação da família. Temos a Fundação de Turismo, que teve um papel muito importante. Fechamos a programação com quatro meses de antecedência, exatamente para atender a nossa solicitação da Fundação de Turismo, para que a gente possa vender isso como produto para atrair turismo para o Estado, trazer um recurso novo para o Estado. Então, acho que essa transversalidade é fruto dessa pasta que foi criada e que tem como objetivo em geral, exatamente isso”, disse Miranda.

Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura, ressaltou a realização de uma audiência pública para atender às demandas dos moradores de Bonito. Ele também destacou o caráter sustentável do evento, que contará com compensação de emissões de carbono, além de ser tecnológico e inclusivo. “O Festival de Inverno de Bonito gera muito turismo, gera muita cultura e o pensamento foi trazer grandes atrações nacionais para que o público do nosso Estado pudesse ter esses shows ao vivo e de graça na nossa cidade de Bonito. Além disso, queremos atrair o turismo. É um festival multicultural. Teremos teatro, dança, apresentações na rua, hip-hop, oficinas, ou seja, é um festival recheado de atrações além da economia criativa. Vamos expor o nosso artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul para que as pessoas possam comprar alguma coisa e levar, gerando renda. E esse ano o festival vai estar ainda mais tecnológico com muitas inovações para que as pessoas tenham uma experiência inesquecível”, afirmou.

Atração de turistas e programação infantil

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, acredita que a antecipação da programação ajudará a aumentar a permanência dos turistas em Bonito. “Com a divulgação antecipada, começamos a atrair o público nacional. Com certeza, o turista vai ficar um tempo maior do que o próprio sul-mato-grossense e consumir mais passeios”, explicou.

Dentro da política transversal do governo, a Fundesporte é responsável pelo Festival Bonitinho, que oferece atividades culturais e esportivas voltadas para crianças. “Desde 2015, temos visto uma transformação em todas as áreas do governo, e o esporte também participa dessa mudança”, destacou Paulo Ricardo Martins Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte.

Lelo Marchi, secretário municipal de Turismo, afirmou que não há mais baixa temporada em Bonito, graças aos eventos realizados na cidade, com o Festival de Inverno sendo o mais esperado. “O Festival de Inverno é o evento mais aguardado do ano em Bonito”, disse Marchi.

Lançamento do portal MS Cultural

Durante o lançamento do festival, a Fundação de Cultura também apresentou o portal “MS Cultural”, uma plataforma com informações detalhadas sobre festivais, apresentações musicais, exposições de arte, sessões de cinema, oficinas e eventos literários.

O lançamento do festival contou com a presença da primeira-dama, Mônica Riedel, do secretário Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), do ex-governador Reinaldo Azambuja, dos deputados federal Dagoberto Nogueira e estadual Paulo Duarte, entre outras autoridades.

Mais Notícias
Capital

Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa dia 26 em Campo Grande

22 novembro, 2024

Meio Ambiente

Florestas plantadas ajudam MS na meta de carbono neutro até 2030

22 novembro, 2024

Clima

Final de semana em MS terá calor de até 37°C e baixa umidade

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções