Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Filme de animação "A Menina e a Árvore" promove educação ambiental e poesia nas escolas municipais da Capital - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Filme de animação “A Menina e a Árvore” promove educação ambiental e poesia nas escolas municipais da Capital

Projeto cultural valoriza poesia de Manoel de Barros e biodiversidade do Pantanal

Por João Paulo Ferreira | 16 novembro, 2023 - 14:53

Entre os dias 20 e 24 de novembro, escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande serão palco da “Semana Manoel de Barros”, um projeto que visa promover a conscientização ambiental e a apreciação da poesia através do filme de animação “A Menina e a Árvore”. Este evento gratuito traz para o público infantil a rica literatura do poeta Manoel de Barros, em uma conjuntura onde incêndios no Pantanal ganham destaque na mídia nacional.

A obra, criada por Ara Martins, narra a história de Joana e seu avô, trazendo à tona o amor pela natureza e a importância da biodiversidade do Pantanal. O filme será exibido em duas escolas municipais, acompanhado de atividades poéticas e distribuição de sementes de árvores nativas, buscando uma abordagem lúdica para educar sobre questões ambientais desde cedo.

A programação inclui exibições em duas escolas municipais, a E.M. Dr. Tertuliano Meirelles e a E.M. Profª Maria Tereza Rodrigues, em horários específicos detalhados no release. Além das exibições nas escolas, o filme já teve pré-estreia em diversas localidades e busca ampliar seu alcance através de festivais nacionais e internacionais.

Este projeto, apoiado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, destaca-se não apenas pela promoção da cultura regional, mas também pela inclusão, oferecendo acessibilidade em LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas. Após a Semana Manoel de Barros, o filme estará disponível em uma plataforma de streaming, facilitando o acesso a um público mais amplo.

“A Menina e a Árvore” é um exemplo notável de como a arte e a educação podem se unir para abordar temas cruciais como a preservação ambiental e o valor da literatura regional, incentivando as novas gerações a desenvolverem uma conexão mais profunda com sua herança cultural e o mundo natural.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções