Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto “Despertar” tem nova ação nesta semana, em Corumbá - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Corumbá

Projeto “Despertar” tem nova ação nesta semana, em Corumbá

Iniciativa é do Instituto Homem Pantaneiro em parceria com o Moinho Cultural

Por Redação | 15 setembro, 2022 - 8:26

O Projeto “Despertar”, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro)  realiza, nesta semana, mais uma ação no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá. O projeto é uma iniciativa do IHP e realizada exclusivamente com os participantes do Moinho Cultural para despertar o olhar das crianças e adolescentes para as questões ambientais, principalmente as relacionadas ao Pantanal e sua sociobiodiversidade.

Nesta semana, o foco das atividades será o Programa Felinos Pantaneiros, que monitora o maior felino das Américas: a onça-pintada. Os pesquisadores do IHP Diego Viana e Wener Hugo vão compartilhar com os participantes do Moinho Cultural informações sobre os felinos, as presas e como é possível uma coexistência respeitosa com humanos.

Mais de 100 crianças e adolescentes do Moinho Cultural devem participar do projeto. A ação dura cerca de uma hora, entre palestra educativa e atividades.

“Nossa intenção é sensibilizar tanto as crianças quanto os adolescentes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e, em especial, o Pantanal, onde estamos inseridos. O Programa Felinos Pantaneiros é uma das principais atividades do IHP hoje e tem permitido, por meio de pesquisa e monitoramento, que a gente conheça mais os hábitos das onças-pintadas e, tudo isso, graças a parceiros, como a GM, que vieram para somar conosco nesta longa e árdua batalha pela conservação da natureza”, afirma a secretária executiva do IHP, Betina Kellermann.

Os encontros do projeto “Despertar” acontecem quinzenalmente, nos períodos matutino e vespertino. Os pesquisadores do IHP e os educadores do Moinho Cultural abordam temas como o Pantanal e o ciclo das águas, a diversidade biológica e riqueza histórico cultural do homem pantaneiro, além da questão da destinação dos resíduos sólidos, poluição das águas e do solo, entre outros temas.

O projeto ainda vai de encontro a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Assembleia Geral das Nações Unidas para a agenda 2030. Dentre eles, destaca-se promover a vida saudável, a educação de qualidade, as cidades e comunidades sustentáveis, e ao mesmo tempo contribuir para a redução das desigualdades e para a conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções