Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vereadora do PT propõe dia municipal do Preto Velho em Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Vereadora do PT propõe dia municipal do Preto Velho em Campo Grande

Luiza Ribeiro afirma que a ação visa celebrar a cultura afro-brasileira e lutar contra o racismo

Por João Paulo Ferreira | 26 março, 2024 - 8:34

Foto: Câmara Municipal de Campo Grande

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) de Campo Grande tomou a iniciativa de protocolar um projeto de lei visando instituir o Dia Municipal do Preto Velho, marcado para ser celebrado anualmente em 13 de maio. A data é emblemática para a religião de matriz africana Umbanda, onde o Dia de Preto Velho representa a valorização das tradições, cultura e ancestralidade africanas, afro-brasileiras e ameríndias.

A proposta sugere que as comemorações ocorram na Praça do Preto Velho, no Parque Linear do Bandeira, área que já é ponto de referência cultural e espiritual para a comunidade afro-brasileira local, marcada pela presença de um monumento ao Preto Velho.

Luiza Ribeiro, ao justificar o projeto, destaca a importância da iniciativa: “A reafirmação da cultura e da religião afrodescendente nos espaços públicos de lazer é uma maneira direta, informal, lúdica e pouco dispendiosa para o Estado, de conscientização social, difusão da história, da cultura e da religiosidade afro-brasileiras, por meio da valorização da ancestralidade e, consequentemente, de combate ao racismo estrutural, infelizmente presente e enraizado em nossa sociedade”.

A escolha do Preto Velho como símbolo para este dia ressalta a representatividade e a importância dos ancestrais africanos na formação da identidade cultural brasileira. Esses personagens são vistos como a expressão da resistência e da resiliência dos povos africanos escravizados, simbolizando sabedoria, paciência e humildade.

O projeto de lei agora segue para análise pelas comissões da Câmara Municipal de Campo Grande, com a esperança de que seja aprovado e sancionado. A aprovação do Dia Municipal do Preto Velho reforçaria o compromisso da cidade com a valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo.

Iniciativas similares já existem em outras cidades brasileiras, mostrando uma crescente consciência sobre a importância da cultura afro-brasileira e da necessidade de combate ao racismo e à desigualdade social.

Mais Notícias
Polícia

Que erva é essa? PRF apreende 206 kg de maconha escondida em caixas de tereré em Três Lagoas

26 abril, 2024

Capital

Prefeitura da Capital oferece curso de Higiene e Manipulação de Alimentos em Rochedinho

26 abril, 2024

Mercado Agropecuário

Agraer distribui 60 mil mudas de erva-mate para fortalecer a agricultura familiar no MS

26 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções