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Governador de MS e presidente do Uruguai discutem rota de exportação e desenvolvimento na América do Sul

Encontro foca em fortalecer a Hidrovia Paraguai-Paraná e melhorar a competitividade das commodities sul-mato-grossenses no mercado global

Por João Paulo Ferreira | 18 agosto, 2024 - 14:41

Riedel ao lado de Luis Pou, nesta quarta-feira (14) em Montevidéu – Foto: Bruno Chaves

Na última quarta-feira (14), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, realizou uma visita oficial a Montevidéu, capital do Uruguai, onde se encontrou com o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, para discutir estratégias de desenvolvimento regional na América do Sul, com foco especial na Hidrovia Paraguai-Paraná. A reunião foi marcada por discussões sobre infraestrutura, logística e competitividade, com o objetivo de ampliar o uso da hidrovia como uma rota estratégica para o escoamento de commodities produzidas em Mato Grosso do Sul, como o minério de ferro e o manganês.

Antes do encontro, Riedel acompanhou de perto a operação de embarque do minério extraído de Corumbá, uma das principais atividades econômicas do Estado, que utiliza a Hidrovia Paraguai-Paraná para conectar a produção sul-mato-grossense aos mercados internacionais, passando pelo porto de Nueva Palmira, no Uruguai, até chegar ao Oceano Atlântico.

Riedel destacou a importância da reunião e a relevância da hidrovia para o desenvolvimento econômico não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de toda a região. “Esse foi um encontro importante para Mato Grosso do Sul, onde discutimos infraestrutura, logística e a competitividade da América do Sul. Também abordamos a importância das iniciativas uruguaias que fortalecem o transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná, que é fundamental para o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul, conectando nosso Estado com mercados globais”, afirmou o governador.

Além de Riedel e Lacalle Pou, participaram da reunião o embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés, e os secretários de Estado de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento). A delegação discutiu os avanços que a América do Sul já experimenta em termos de integração logística e comercial, e como esses progressos podem ser ampliados para beneficiar ainda mais a região.

A Hidrovia Paraguai-Paraná foi identificada como um dos principais motores desse desenvolvimento regional. A hidrovia, que atravessa cinco países da América do Sul (Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia), tem o potencial de operar durante todo o ano, facilitando o transporte não apenas do minério corumbaense, mas também de outras commodities exportadas por Mato Grosso do Sul. Esse modal de transporte é considerado o mais econômico em comparação com os outros disponíveis, como o aeroviário, rodoviário e ferroviário.

“Discutimos como podemos potencializar a estrutura de exportação sul-mato-grossense e de estados vizinhos, além de países que estão nesta rota, como Paraguai, Argentina e o próprio Uruguai”, acrescentou Riedel, reforçando a importância de se investir na ampliação da capacidade da Hidrovia Paraguai-Paraná.

Nos últimos três anos, Mato Grosso do Sul tem investido fortemente na mineração, especialmente nos municípios de Corumbá e Ladário, onde o setor recebeu aportes de aproximadamente R$ 5 bilhões. A operação é conduzida pela LHG Mining, subsidiária do grupo J&F Mineração. A produção anual da região, que alcança 8 milhões de toneladas, é escoada principalmente pelo porto corumbaense de Gregório Curvo, localizado no rio Paraguai. De lá, a carga é transportada em barcaças até o Uruguai, onde é transferida para navios maiores no porto de Nueva Palmira, seguindo então para os mercados da China e da Europa.

O aumento da produção mineral em Corumbá, que anteriormente girava em torno de 4,5 milhões de toneladas anuais, é visto como um reflexo positivo dos investimentos e do fortalecimento das rotas de escoamento. “Esse incremento na produção representa mais empregos, mais renda e um desenvolvimento socioeconômico significativo para a região”, ressaltou o governador.

Para Eduardo Riedel, a parceria com o Uruguai e a utilização da Hidrovia Paraguai-Paraná são estratégicas para o futuro econômico de Mato Grosso do Sul. “Estamos comprometidos em fortalecer essa rota de exportação, que é vital não apenas para o nosso Estado, mas para toda a América do Sul. A integração logística que estamos construindo com o Uruguai e outros países da região é essencial para garantirmos a competitividade dos nossos produtos no mercado global”, finalizou.

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