Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mais aumento: Energia elétrica no MS terá reajuste de até 16% amanhã - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Mais aumento: Energia elétrica no MS terá reajuste de até 16% amanhã

A reunião terá transmissão ao vivo pelo Youtube, segundo o Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS)

Por Viviane Freitas | 4 abril, 2022 - 9:01

Após o disparo no preço do combustível em MS, que já ultrapassou os R$8 em algumas cidades, os sul-mato-grossenses agora passam a pagar mais caro pela energia elétrica. Isso porque amanhã (05) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai decidir um novo reajuste da tarifa de energia elétrica que pode chegar até 15%. A reunião terá transmissão ao vivo pelo Youtube, segundo o Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa/MS).

Para assegurar que o índice estimado fique em torno de 15% para os 1,084 milhão de consumidores atendidos pela Energisa MS (EMS), a autarquia autorizou que a empresa faça empréstimos bancários de R$ 178,6 milhões a serem pagos pelos consumidores em 2023 para cobrir o rombo causado pela escassez hídrica do ano passado, mesmo com a concessionária registrando aumento de 75,7% no lucro em 2021. Essa transação financeira, de acordo com a Aneel, evitará que o aumento seja muito superior aos 15% estimados, uma vez que retira do cálculo da tarifa 4,14 pontos percentuais.

“O Concen vem atuando de forma incansável na busca de instrumentos para amenizar o impacto ao consumidor, como o pedido que fizemos à Justiça Federal que decidiu quanto à devolução de ICMS cobrado sobre a base de PIS e Cofins nos últimos anos”, pontua a presidente do Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS, Rosimeire Costa, que fará sustentação oral durante a reunião.

Embora tenha adotado este procedimento e as bandeiras tarifárias extras cobradas do consumidor para conter a disparada no valor da conta de luz, o custo da energia elétrica (cotada em dólar) adquirida pela concessionária e a disparada da inflação nos últimos 12 meses mantém o reajuste elevado.

Um dos índices utilizados para definir a nova tarifa é o IGPM (Indice Geral de Preços do Mercado), que chega a 16,12% no ano (entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano).

Por ainda não ter o IGPM de março, foi apresentado um relatório parcial sobre o percentual de reajuste no dia 29 do mês passado, sendo que a Superintendência de Gestão Tarifária (SGT) informou “que ainda serão atualizados os cálculos com IGPM que será publicado em 30/03/2022” e que “os financeiros para mitigação de efeitos (créditos PIS/COFINS) e empréstimo da Conta de Escassez Hídrica utilizados nos cálculos estamos aguardando a ratificação da concessionária.”, conformo documento que consta no sistema da Agência.

O processo com o parecer final que define o percentual do aumento será apresentado pelo diretor Sandoval de Araújo Feitosa Neto, sendo que o relatório precisa ser aprovado pela diretoria da autarquia na terça-feira para que a nova tarifa de luz entre em vigor dia 8.

 

Mais Notícias
Cultura

Artesanato de Mato Grosso do Sul ganha destaque em evento nacional em Brasília

2 maio, 2024

Polícia

Filha suspeita de vizinho no assassinato da mãe no Lageado

2 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 100 kg de maconha em Rio Brilhante

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções