Por João Paulo Ferreira | 17 outubro, 2023 - 15:34
Porto Murtinho, uma cidade inserida no bioma do Pantanal, está intensificando seus esforços para preparar sua população para as transformações econômicas e sociais que virão com a abertura da Rota Bioceânica. O projeto interliga Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, e promete impactar fortemente as atividades comerciais e turísticas da região.
A prefeitura da cidade, em parceria com o Sebrae e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), já deu início a um programa de qualificação focado no comércio e no turismo. Um dos primeiros cursos realizados, voltado para condutores de ecoturismo e aventura, teve grande repercussão. Ministrado pelo consultor do Sebrae Josemar Contesini, o curso durou quatro dias e envolveu 19 participantes de diferentes setores econômicos. As aulas abordaram temas como o potencial histórico e cultural da cidade, bem como noções básicas em segurança turística.
Porto Murtinho já é conhecido por ser um dos principais destinos para a pesca esportiva e observação de aves. “Estamos motivando os murtinhenses a se qualificarem para serem absorvidos pelo mercado que se abre com a Rota Bioceânica”, disse o secretário de Turismo Clayton Castilho. Ele ainda enfatizou que o objetivo é explorar economicamente e de forma sustentável os recursos naturais da região.
Novos cursos estão previstos até o final do ano em diversas áreas como agricultura familiar, vendas, controle financeiro, redes sociais, gastronomia, hotelaria e processamento de alimentos. A ideia é trabalhar em todas as frentes do empreendedorismo, segundo o secretário Castilho.
Porto Murtinho está posicionando-se estrategicamente para aproveitar as oportunidades que virão com a nova rota internacional, investindo em formação qualificada e fomento ao ecoturismo como um dos pilares de sua estratégia de desenvolvimento.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções