Por Viviane Freitas | 16 novembro, 2021 - 10:26
O Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem) está chegando aí, e uma das maiores dúvidas e motivo de ansiedade em vestibulandos do Brasil todo, é o tema da redação. Afinal, é preciso muito conhecimento, para além da escrita, acerca do assunto abordado. Não à toa, com o aproximar do dia da avaliação (21 e 28 de novembro, neste ano), é comum que possíveis temáticas sejam apontadas como tema da redação. Mas, resta saber: é possível de fato prever o tema da redação?
“Trata-se de algo praticamente impossível”, afirma Christian Catão, professor de redação do Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte. E isso porque diferentemente do processo de escolha das questões da prova, a temática da redação é escolhida a partir de um consenso entre os professores, tratando sempre de assuntos atuais. Portanto, é bem difícil cravar de forma assertiva qual o tema em sua completude. Porém, é possível sim abrir o leque e entender quais as possibilidades à vista .
“Inclusive, quanto mais se aproxima a prova, mais a gente vê spoilers do tema, e todo ano vem a mesma polêmica que ‘o Inep liberou um possível tema’. Isso é sempre uma furada, e isso é péssimo, porque os meninos ficam ansiosos e acaba atrapalhando o estudo. Mas, quando fazemos o aulão e pensamos no possível tema não é para gerar ansiedade. Essa coisa de possibilidades é um estudo que a gente faz ao longo do ano. O que que a mídia vem abordando? Quais são os eixos que ainda não apareceram e que podem ser cobrados? Quais as chances de um assunto que está em voga aparecer? Então, sempre vai haver uma aposta, considerando o espectro do Enem. Existe uma cartilha que direciona as informações e existe a referência de que a redação é pautada dentro dos critérios dos direitos humanos. Então, se consideramos essas informações, sabemos que o tema vai estar dentro desses referenciais.”
Confira os possíveis temas:
Tema 1: Desafios para combater a violência doméstica: “Com o isolamento social, houve um aumento de casos relacionados à violência contra a mulher. Elas, que antes saíam de casa para ficar longe dos agressores, precisaram ficar confinadas com eles. Dessa forma, fica claro que a pandemia tornou o lar um ambiente mais hostil. Mais de uma em cada três mulheres, entre 16 e 24 anos, relatam terem vivido algum tipo de violência. Entre as mulheres pretas, mais de 28% delas relataram que sofreram agressões. No ano passado, foi sancionada a lei que assegura o pleno funcionamento, durante a pandemia, de órgãos de atendimento emergencial a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e cidadãos com deficiência vítimas de violência doméstica ou familiar. Diante da relevância e atualidade é um dos temas relacionados à pandemia e a segurança pública que podem aparecer no exame.”
Tema 2: Outros tipos de violência (física, psicológica, emocional, de informação etc.): “Não se restrinja ao tema acima! Seria interessante que o aluno pensasse, também, no eixo ‘violência’ de modo mais amplo. Existem outras formas de violência, como a contra crianças e idosos. Logo, outra questão a ser entendida e aprofundada é que existem diversos tipos de violência: física, psicológica, emocional, etc. Ademais, o Enem também pode apresentar como proposta de redação a violência causada pela grande quantidade de informações sobre a pandemia. Há que se pensar: até que ponto isso é saudável?”
Maria Eugênia Moreira Gomes de Freitas, professora de redação e coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD-BH), também já tem suas apostas. Confira:
Tema 1 – Educação: “Tendo em vista os altos índices de evasão escolar ou mesmo a ampliação da EaD devido à pandemia, a educação pode ser uma das temáticas abordadas.”
Tema 2 – Questões relacionadas à saúde: “Essa também é uma aposta, já que ficou claro o maior risco à saúde para pessoas com alguma comorbidade. Isso significa que os possíveis temas vão desde questões como a maior vulnerabilidade do fumante em relação à Covid, passando pela problemática das vacinas e, até mesmo, pelo retorno de doenças que estavam erradicadas (ou quase) no Brasil.”
Tema 3 – Problemas ambientais e a crise hídrica e energética: “Esses assuntos também estão em discussão e afetam diretamente a sociedade. Foram inúmeros os desastres ambientais nos últimos anos, desde Bento Rodrigues, Brumadinho até o aumento do desmatamento e o enorme número de queimadas nos últimos meses.”
Tema 4 – Mobilidade urbana: “Mobilidade urbana já aparece na lista de possibilidades de temas há alguns anos, já que, especialmente nos grandes centros, isso tem se tornado um problema cada vez maior. Tal fato, inclusive, pode ser relacionado ao aumento de casos de Covid, devido à ausência de infraestrutura que garantisse o isolamento social necessário no início da pandemia.”
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções