Por Redação | 13 outubro, 2023 - 16:23
Alunos do 9º ano da Escola Municipal Oito de Dezembro, localizada na região do rio Anhanduí, em Campo Grande, ganharam prêmios em competições científicas com um projeto sobre energia elétrica. O grupo ficou em primeiro lugar na Fecintec (Feira de Ciências e Tecnologia) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e em segundo lugar na Fecit (Feira de Ciência e Inovação da Reme).
O projeto foi iniciado em 2022 por Lívia da Silva Rodrigues, Igor Marques Apolinário e Breno Henrique Rezende de Oliveira, sob a orientação do coordenador Alcemir Martins Corrêa. A equipe foi instigada a pensar em melhorias para a escola e decidiu focar na questão da falta de energia durante temporais.
“A gente achou o tema interessante e, a partir disso, estudamos as causas e uma maneira de acabar com a queda de energia”, disse Lívia.
O grupo criou uma maquete para estudar a unidade escolar e propôs a instalação de placas solares como solução para o problema de falta de energia. Breno explicou que a escolha por placas solares se deve à eficiência desse método em gerar energia sem prejudicar o meio ambiente. Igor acrescentou que a equipe realizou um estudo detalhado sobre a quantidade de placas necessárias e como elas deveriam ser instaladas.
Alcemir Martins Corrêa, coordenador do projeto, destacou a relevância de incentivar a pesquisa científica desde cedo. “Eu defendo ser necessário ter na grade curricular essa matéria, pois a pesquisa é de muita importância para os alunos, para que eles comecem cedo a descobrir como melhorar o mundo em que vivemos”, afirmou.
Antônio Donizete de Souza, diretor da unidade escolar, considera a premiação um marco significativo na vida dos estudantes. “A gente vibra com a felicidade deles, pois vão levar essa conquista para o resto da vida”, concluiu.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções