Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Alunos de escola pública de Campo Grande são premiados por projeto de energia solar em feiras de ciência - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Alunos de escola pública de Campo Grande são premiados por projeto de energia solar em feiras de ciência

Jovens da Escola Municipal Oito de Dezembro propõem solução sustentável para problemas de energia na unidade

Por Redação | 13 outubro, 2023 - 16:23

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Oito de Dezembro, localizada na região do rio Anhanduí, em Campo Grande, ganharam prêmios em competições científicas com um projeto sobre energia elétrica. O grupo ficou em primeiro lugar na Fecintec (Feira de Ciências e Tecnologia) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e em segundo lugar na Fecit (Feira de Ciência e Inovação da Reme).

O projeto foi iniciado em 2022 por Lívia da Silva Rodrigues, Igor Marques Apolinário e Breno Henrique Rezende de Oliveira, sob a orientação do coordenador Alcemir Martins Corrêa. A equipe foi instigada a pensar em melhorias para a escola e decidiu focar na questão da falta de energia durante temporais.

“A gente achou o tema interessante e, a partir disso, estudamos as causas e uma maneira de acabar com a queda de energia”, disse Lívia.

O grupo criou uma maquete para estudar a unidade escolar e propôs a instalação de placas solares como solução para o problema de falta de energia. Breno explicou que a escolha por placas solares se deve à eficiência desse método em gerar energia sem prejudicar o meio ambiente. Igor acrescentou que a equipe realizou um estudo detalhado sobre a quantidade de placas necessárias e como elas deveriam ser instaladas.

Alcemir Martins Corrêa, coordenador do projeto, destacou a relevância de incentivar a pesquisa científica desde cedo. “Eu defendo ser necessário ter na grade curricular essa matéria, pois a pesquisa é de muita importância para os alunos, para que eles comecem cedo a descobrir como melhorar o mundo em que vivemos”, afirmou.

Antônio Donizete de Souza, diretor da unidade escolar, considera a premiação um marco significativo na vida dos estudantes. “A gente vibra com a felicidade deles, pois vão levar essa conquista para o resto da vida”, concluiu.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções