Por Viviane Freitas | 19 julho, 2021 - 10:54
As biólogas Mariana Ninno Rissi, professora da rede Municipal de Paranaíba e da rede estadual de Mato Grosso do Sul, e Laura Braun Cano, professora da rede Municipal de Chapadão do Sul foram escolhidas entre os 1500 inscritos para a 5ª edição do Inspira Ciência. Ao todo foram selecionados 300 professores de todas as regiões do Brasil, 18 deles do estado de Mato Grosso do Sul.
Esse programa é uma iniciativa do Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, em parceria com o British Council, do Reino Unido e com a IBM Brasil e é dirigido aos professores da educação básica das redes pública e privada. Tendo como proposta tornar mais atrativo o ensino das ciências. O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade deverá enfrentar nas próximas décadas, considerando questões relacionadas à sustentabilidade e à convivência. O British Council é uma instituição pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas.
“Nesta formação temos a oportunidade de rever e reelaborar nossas práticas de ensino por meio da metodologia científica. Abordamos novas ferramentas de aprendizagem, elaboramos planos de aula e discutimos como tornar o ensino de ciências mais atrativo e significativo aos educandos. Além disso, temos a oportunidade de conversar com profissionais de diversos lugares que atuam em realidades diferentes, enriquecendo ainda mais a nossa prática. A educação pode transformar realidades e a formação docente é parte essencial neste processo”, declara a professora Mariana Ninno Rissi. Doutora em Biologia Vegetal pela UNESP de Rio Claro e Pós Doutora pela UNESP de Tupã, a professora atua na rede básica de ensino no estado desde 2020.
“O Inspira Ciência tem um foco muito atual, procurando trazer novas práticas pedagógicas e como as aplicar. Com o advento da tecnologia e, principalmente, no contexto da pandemia, o uso da internet na sala de aula é uma realidade a qual não podemos ignorar. O projeto traz essa nova realidade e dá a nós professores ferramentas para que possamos crescer e diminuir a distância entre professores e alunos, ainda que muitas vezes apenas no mundo virtual” declara a professora Laura Braun Cano, Bióloga pela USP – Ribeirão Preto e que ingressou como professora em Chapadão do Sul em janeiro de 2021
O programa de formação acontece online aos sábados durante os meses de junho e primeira quinzena de julho. Os temas abordados com profissionais de renome são: a presença de mulheres e meninas na ciência, astronomia, biodiversidade, dentre outros. Desde a sua primeira edição, o programa já impactou mais de 136 mil estudantes, 300 professores e 500 escolas nas cinco regiões do país.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções