Por Viviane Freitas | 14 maio, 2024 - 14:08
A Prefeitura de Campo Grande, por meio das secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública e Defesa Social, inaugurou na segunda-feira (13) o Programa Escola Civil Metropolitana na Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, no Bairro Guanandi. Com 540 alunos do grupo 4 ao 9º ano matriculados, o projeto visa oferecer apoio educacional por meio de ensinamentos éticos e morais baseados na cidadania e civismo, orientando a conduta dos cidadãos na sociedade.
O principal objetivo é contribuir para a melhoria da educação básica e a formação de cidadãos éticos e civistas. A proposta visa abordar as diversas situações de vulnerabilidade social, oferecendo um novo modelo de gestão nas áreas Educacional, Didático-Pedagógica e Administrativa. Sete guardas civis metropolitanos estão na escola para fornecer orientação, apoio e instrução sobre direitos e deveres na sociedade, respeito aos valores e instituições, além de realizar busca ativa dos alunos em caso de evasão escolar.
Segundo o diretor da escola, Denny Miranda, o projeto complementa a parte comportamental dos alunos, agregando à gestão educacional a participação da Guarda Civil Metropolitana. Ele destaca que o programa tem como base cinco pilares: cidadania, excelência, dedicação, civismo, respeito e honestidade, que orientarão os alunos e os guardas civis a trabalharem em conjunto.
Para a prefeita Adriane, a Escola Civil Metropolitana incentiva os valores de cidadania e avança na educação com responsabilidade, destacando a parceria entre os secretários e o trabalho conjunto para a melhoria da cidade e o desenvolvimento dos alunos.
O projeto também resgata princípios e valores, como destaca o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt. Ele ressalta a importância de ensinar às crianças desde cedo o respeito à hierarquia, o que pode ajudá-las a se tornarem cidadãos conscientes de seus deveres e direitos no futuro, além de contribuir para o bom desempenho escolar.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Anderson Gonzaga, explica que a ideia do projeto surgiu da demanda da comunidade escolar, após a implementação do projeto cívico-militar anteriormente. O programa visa disseminar o trabalho da Força de Segurança Pública na escola, atuando de maneira diferenciada com projetos sociais e de cidadania, em parceria com as crianças.
O projeto foi bem recebido pela comunidade, como ressaltam os relatos de Antonina Gonçalves, Camila Arevalo, Camila Rosa da Luz e os próprios alunos, que destacam a importância da iniciativa para aprimorar a postura e o comportamento dos estudantes, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções