Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Camila Ítavo e Albert Schiaveto vencem eleições para Reitoria da UFMS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Camila Ítavo e Albert Schiaveto vencem eleições para Reitoria da UFMS

Aumento significativo na participação marca eleições para gestão 2024-2028 da universidade

Por João Paulo Ferreira | 11 maio, 2024 - 12:44

A consulta à comunidade universitária para escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o mandato de 2024-2028 terminou com a chapa 2, formada por Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo e Albert Schiaveto de Souza, em primeiro lugar. Com 11.043 votos válidos, o processo eleitoral registrou um aumento de 34,19% na participação em comparação com a consulta de 2020.

Durante a apuração, que foi transmitida ao vivo pela TV UFMS, constatou-se que 1.378 professores, 1.343 técnicos-administrativos e 8.322 estudantes participaram da votação. Além disso, houve 193 votos em branco e 187 nulos. A chapa vencedora recebeu o apoio majoritário de estudantes (4.026), seguido por técnicos (725) e docentes (883).

O sistema de votação E-Votação UFMS, utilizado desde 2020 para facilitar o processo eleitoral durante a pandemia de Covid-19, garantiu o sigilo e a privacidade dos votos. Esta tecnologia de votação online é resultado de uma implementação de software livre.

O presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli, destacou a elevada participação, especialmente de estudantes e professores, o que reflete um engajamento crescente da comunidade acadêmica nos rumos da universidade. “Este ano, o processo eleitoral ocorreu de forma serena, reforçando o comprometimento da comunidade com a escolha de sua nova liderança”, afirmou Mongelli.

Para assegurar a integridade do processo eleitoral, as votações foram monitoradas pela Polícia Federal e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme explicou o diretor da Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda. “A configuração das urnas foi supervisionada e os dados são criptografados para assegurar a confidencialidade e a lisura do processo”, complementou Gonda.

Os resultados obtidos e a lista tríplice serão agora encaminhados para homologação pela Comissão Executiva Central na próxima segunda-feira.

Para mais informações sobre o processo de consulta, os interessados podem acessar a página oficial da votação na UFMS.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções