Por Redação | 27 outubro, 2022 - 15:18
A Cidade Dom Bosco, em Corumbá (MS), tem apostado na gamificação para promover a aprendizagem das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, na região pantaneira.
A gamificação, segundo Karl Kapp, é a utilização de mecânica, estética e pensamento baseados em games para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas.
Educadora social da Cidade Dom Bosco, Karen Simões explica que, muitas vezes, nem percebemos, mas convivemos com elementos de jogos durante a nossa caminhada.
“Temos desenvolvido atividades que fazem com que a gamificação seja inserida dentro do dia a dia: elementos de jogos, jogos online, contato com a tecnologia. Tudo isso faz com que a criança tenha desenvolvimento tecnológico e também pessoal”, afirma.
A boa prática desenvolvida pela Cidade Dom Bosco foi apresentada durante o ENAS (Encontro Nacional de Assistência Social), da RSB-Social (Rede Salesiana Brasil de Ação Social). A gamificação tem sido utilizada durante as oficinas de Educomunicação, promovidas pela instituição.
A gamificação pode ser uma alternativa para atrair crianças e adolescentes para um aprendizado mais dinâmico. De acordo com uma pesquisa da UNICEF, do ano passado, 11% das crianças e dos adolescentes estão fora da escola no Brasil. Além disso, conforme o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), subiu de 15% para 34% o índice de alunos no segundo ano do ensino fundamental que não sabem ler e escrever.
“Temos muitos desafios no que diz respeito à educação e inclusão destas crianças e adolescentes. Por isso, temos incentivado entre nossos educadores sociais a adoção de novas metodologias que podem nos ajudar a enfrentar estes desafios”, afirma o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções