Por João Paulo Ferreira | 12 dezembro, 2023 - 16:32
O Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) começa nesta terça-feira, dia 12, em unidades prisionais em todo o Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, onde 1.836 pessoas foram inscritas para realizar o exame. Este número representa um aumento de 15% em relação a 2023 e 74% em comparação a 2022, superando a meta inicial de 1.621 inscritos.
O exame, que ocorre hoje e amanhã, abrange não só detentos custodiados pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), mas também jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e presos de instituições federais e militares, cujos números de participantes não foram especificados.
Rita de Cássia Argolo Fonseca, chefe da Divisão de Assistência Educacional e policial penal, atribui o aumento das inscrições às ações de educação prisional como forma de reinserção social e contribuição para a redução dos índices de criminalidade. Em Campo Grande, 627 internos e internas de presídios estaduais estão entre os inscritos. Além da capital, a prova será aplicada em diversas outras cidades do estado.
O Enem PPL, realizado desde 2010, é organizado pelo Inep em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Segundo o Inep, o exame possui o mesmo nível de dificuldade do Enem regular.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções