Por João Paulo Ferreira | 6 dezembro, 2023 - 13:45
A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) enfrenta uma escalada de tensão após erros em vestibulares da UFMS e UEMS. As críticas iniciais, lideradas pela professora Milena Basso e apoiadas por estudantes e professores, denunciaram falhas graves nas provas, incluindo questões sem respostas corretas e erros de digitação.
Com o nickname Low Profile, e dizendo ser parte do grupo hacker Anonymous, o suposto hacker emitiu um aviso expressando preocupação com a falta de transparência da FAPEC. Eles enfatizaram a importância da comunicação clara e ameaçaram com medidas mais drásticas, incluindo um novo ataque cibernético programado para as 10h10, horário de Brasília, caso uma solução justa e transparente não seja encontrada. A resposta da FAPEC não foi publicada e duas páginas da fundação caíram: e fapectransito.com.br ead.fapectransito.com.br
Em um tom mais assertivo, o grupo reforçou a necessidade de uma resposta definitiva da FAPEC até às 18h. A ausência de ação resultará em expansão dos ataques, incluindo a exposição de dados pessoais dos administradores da instituição.
Essa situação evidencia um conflito crescente entre a responsabilidade das instituições educacionais em garantir processos seletivos justos e a disposição dos grupos ativistas em usar métodos extremos para reivindicar mudanças. A FAPEC, por sua vez, defendeu a integridade do processo de elaboração das provas, mas a ameaça de ataques cibernéticos adicionais coloca em evidência a necessidade urgente de respostas concretas e efetivas.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções