Por João Paulo Ferreira | 7 março, 2024 - 15:56
Livros do autor Jeferson Tenório, especificamente “O avesso da pele”, estão sendo retirados de escolas públicas em Mato Grosso do Sul e Paraná. A ação foi iniciada após determinação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e segue orientação similar da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. A retirada se baseia na presença de linguagem e expressões julgadas inadequadas para estudantes menores de 18 anos, segundo avaliações das secretarias de educação dos estados.
“O avesso da pele”, publicado em 2020 e premiado com o Jabuti em 2021, aborda temas como racismo e violência policial através da história de Pedro, que perde o pai assassinado em uma abordagem policial. A obra faz parte do Programa Nacional do Livro Didático e foi distribuída a escolas públicas pelo Ministério da Educação.
A decisão de recolhimento gerou debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde deputados expressaram preocupação com o conteúdo do livro, chegando a classificar a linguagem utilizada como pornográfica. Jeferson Tenório, por sua vez, criticou a medida, considerando-a uma forma de censura e violência contra a liberdade de expressão.
Os exemplares recolhidos serão direcionados aos acervos das Secretarias de Estado de Educação.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções