Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Menina de 10 anos supera desafios da alfabetização e se torna recordista de leitura em escola municipal de Campo Grande - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Menina de 10 anos supera desafios da alfabetização e se torna recordista de leitura em escola municipal de Campo Grande

Superando o analfabetismo, estudante se torna campeã de leitura com apoio de projeto pioneiro

Por João Paulo Ferreira | 6 novembro, 2023 - 12:45

Yasmin Lurdes Teodoro dos Anjos, uma estudante de 10 anos da Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, é um exemplo vivo de que o empenho e o apoio educacional correto podem transformar dificuldades de aprendizagem em grandes conquistas. Iniciando o ano letivo com a barreira de não saber ler nem escrever, Yasmin desafiou as estatísticas ao se tornar a aluna que mais livros pegou emprestados da biblioteca da escola, totalizando 60 exemplares.

Essa notável virada foi viabilizada graças ao projeto Aprender Mais na Reme, que visou auxiliar cinco mil alunos dos 4º e 5º anos que foram prejudicados pela pandemia da Covid-19, não tendo a chance de serem alfabetizados no momento oportuno. A iniciativa, lançada em março deste ano e concluída em outubro, atendeu a uma solicitação da prefeita Adriane Lopes com o objetivo de recuperar o aprendizado fundamental desses estudantes, marcando o programa como o primeiro do tipo no Brasil.

A jornada de Yasmin no mundo das letras começou com a iniciativa de sua mãe e com o apoio de sua professora alfabetizadora, Michelly Mendes Ponce. Michelly, acompanhada pela coordenadora Suelene Toledo, desenvolveu métodos inovadores como o “guarda-chuva literário” – uma estratégia lúdica que encantou e facilitou o aprendizado de Yasmin.

O sucesso do projeto não se reflete apenas na história de Yasmin, mas também na de muitos outros alunos que, segundo relatos da escola, demonstraram um desenvolvimento considerável em suas habilidades de leitura e escrita. A Escola e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), representada por Ana Ribas, estão contemplando a continuidade do projeto para 2024, com dados sobre seu impacto e eficácia a serem apresentados em novembro.

Ana Ribas enfatiza a importância social do Aprender Mais na Reme, destacando que o domínio da leitura e escrita não é apenas um aspecto acadêmico, mas um exercício de liberdade e autonomia, proporcionando protagonismo aos alunos em suas jornadas educacionais.

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções