Por João Paulo Ferreira | 12 novembro, 2024 - 11:09
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, se reuniu na última segunda-feira (11) com a diretoria do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) para discutir a valorização dos professores e as medidas da gestão municipal voltadas para o setor educacional. Durante o encontro, Adriane anunciou que, ainda neste mês de novembro, será publicada a promoção vertical para os professores da rede municipal, cumprimento de um acordo firmado com a categoria no início do ano.
“Quero dizer aos professores que aguardam pela promoção vertical que ainda neste mês de novembro realizaremos essa publicação, honrando o compromisso assumido no início do ano. A educação é nossa prioridade, e a valorização dos profissionais da educação é também um dos nossos principais focos. O que pactuamos com a ACP será cumprido integralmente, conforme combinado”, afirmou a prefeita.
A promoção vertical, uma medida pendente desde 2019, beneficiará os professores que concluíram novas qualificações acadêmicas durante a carreira. Com o reajuste, os profissionais terão um acréscimo entre 5% e 8% em seus salários, em reconhecimento ao seu esforço de qualificação e aprimoramento.
Além da promoção vertical, a prefeita anunciou a publicação do Adicional de Tempo de Serviço (ATS) para dezembro, que irá beneficiar mais de 1.000 professores com um acréscimo de 5% nos salários.
O presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, parabenizou a prefeita pelos avanços na valorização da categoria e destacou o impacto positivo dessas ações na qualidade da educação pública. “Seguimos firmes e comprometidos com as diversas pautas. Prefeita, parabéns pelos compromissos assumidos e cumpridos até aqui. Que tenhamos avanços significativos na valorização e qualidade da educação pública, beneficiando a todos”, disse.
Desde que assumiu a administração, a prefeita Adriane Lopes implementou melhorias no setor educacional. Entre as ações estão o cumprimento do piso salarial dos professores, a implementação das progressões de carreira e o plano de cargos e salários. Além disso, os concursos públicos realizados ampliaram o quadro de professores, com 810 convocados, número que superou as 323 vagas inicialmente previstas. Essas medidas têm contribuído para melhorar o atendimento nas escolas municipais.
Além disso, a prefeita destacou as reformas em andamento em 205 unidades escolares e a construção de 152 novas salas de aula. Essas obras visam ampliar a oferta de vagas na educação básica e melhorar a infraestrutura das escolas. “Os recursos estão sendo implementados exclusivamente na educação, e isso já é realidade na nossa gestão. Vamos incluir também os servidores administrativos, que no passado não faziam parte desse planejamento”, acrescentou Adriane.
A prefeita também ressaltou as metas futuras da gestão, como a conclusão das reformas nas escolas, a ampliação das contratações de profissionais e o compromisso de eliminar a fila de espera por vagas na educação infantil. Outro ponto destacado foi a continuidade das eleições diretas para diretores nas escolas municipais, uma medida que fortalece a gestão democrática e elimina práticas de indicações políticas, garantindo que a escolha da liderança escolar seja feita pela comunidade escolar.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções