Por João Paulo Ferreira | 26 abril, 2023 - 9:37
Os professores da rede municipal de ensino de Chapadão do Sul paralisaram os trabalhos nesta quarta-feira (26) reivindicando aumento salarial, nas mesmas proporções do autorizado em lei, para o piso da classe.
Uma publicação com a reivindicação foi distribuída em redes sociais para justificar aos pais ou responsáveis pelos alunos, o movimento da classe e outras postagens ameaçam paralização de um dia, como forma de pressão ao poder público municipal.
Segundo a presidente do SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores na Educação) de Chapadão, Tânia Marques, ao site chapadensenews, a prefeitura não paga o piso. “Para pagar o piso no nível A 01 que é o magistério antigo nível de Ensino Médio e referência salarial de base para a valorização profissional dos professores deveria ser pago o valor de R$ 2.210,00 por 20 horas como diz a Lei do Piso Nacional. Aqui a referência está em R$ 1.802,40. Muito abaixo do valor de referência em nível de Brasil.”
Ainda segundo a professora “para a Valorização Profissional a prefeitura teria também que pagar esse ano a partir de 1° de janeiro um reajuste, de acordo com o Piso Nacional, de 14.95%. Foi dado apenas 7%. Segundo Tânia, os professores de Chapadão acumulam uma perda salarial em torno de 35%.
O secretário de Educação do município não atendeu nossas ligações, mas o espaço permanece aberto para posicionamento.
CONFIRA O VÍDEO:
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções