Por João Paulo Ferreira | 17 setembro, 2024 - 16:30
O Governo de Mato Grosso do Sul homenageou, em solenidade realizada nesta semana, os atletas paralímpicos do Estado que se destacaram nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que reafirmou o compromisso com o incentivo ao esporte paralímpico por meio dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, essenciais para a preparação e sucesso dos atletas.
O destaque da cerimônia foi a conquista de cinco medalhas pelos sul-mato-grossenses, consolidando o Brasil entre as cinco maiores potências do paradesporto mundial. Entre os homenageados estavam Yeltsin Jacques, bicampeão paralímpico no atletismo, e Fernando Rufino, o “Cowboy de Aço”, que conquistou sua segunda medalha de ouro na paracanoagem.
Durante o evento, os atletas receberam autorretratos personalizados de suas participações nos jogos, com versões em alto-relevo para os deficientes visuais. Antes do início da solenidade, o governador fez questão de realizar a autodescrição de si mesmo e das autoridades presentes, promovendo a inclusão.
O governador Eduardo Riedel ressaltou o orgulho do Estado em apoiar os atletas. “O maior legado que eles deixam é a inspiração para uma nova geração, mostrando que com esforço e dedicação é possível alcançar grandes conquistas”, declarou. Ele também destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas para o esporte paralímpico e a responsabilidade crescente do Estado em oferecer melhores condições aos atletas.
Além dos campeões, o evento contou com a presença de atletas de destaque como Kelly Kethyllin Victório, que alcançou o quarto lugar no judô, Anne Talitha Silva (auxiliar-técnica de judô) e Guilherme Ademilson dos Anjos, guia de Yeltsin Jacques.
Yeltsin Jacques agradeceu ao Governo pelo apoio que recebe desde 2015, e comemorou os resultados obtidos em Paris, onde quebrou seu próprio recorde mundial. Ele ainda compartilhou suas expectativas para os próximos Jogos Paralímpicos em Los Angeles, em 2028.
Fernando Rufino, por sua vez, destacou o alto nível de competição em Paris e a importância do apoio governamental para a preparação de atletas. “Quando mais se investe, mais nos preparamos e nos qualificamos. Esse apoio é primordial”, afirmou o medalhista de ouro.
Durante a cerimônia, atletas que participaram das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul também estiveram presentes, conhecendo de perto seus ídolos, em uma ação que busca incentivar a nova geração de paratletas no Estado.
A solenidade também teve a participação de autoridades como o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, que destacou o compromisso do Estado com o paradesporto, além de representantes do governo e a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções