Por João Paulo Ferreira | 26 outubro, 2024 - 12:16
A Arauco, gigante do setor de celulose, apresentou em Inocência um diagnóstico socioambiental como parte do planejamento estratégico para o Projeto Sucuriú, que busca alinhar o desenvolvimento econômico com o social e ambiental na cidade. Este estudo, voltado a direcionar ações conjuntas entre setor público e privado, delineia as necessidades que surgem com a implantação da primeira fábrica de celulose branqueada da Arauco no Brasil, em um investimento previsto de R$ 28 bilhões. A etapa de terraplanagem já emprega cerca de 1.200 pessoas, número que deve crescer para 8.500 até o segundo trimestre de 2025.
“O crescimento econômico precisa estar alinhado ao desenvolvimento social, uma preocupação que reflete nossos valores. Por isso, estruturamos este estudo com propostas que orientam como podemos avaliar as demandas e definir estratégias para atendê-las. Este é o primeiro passo para pensarmos juntos nas soluções para os desafios que enfrentaremos em Inocência”, afirmou Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco.
A apresentação do diagnóstico reuniu autoridades de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas, além de representantes de entidades como Senac, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Fiems, Sesi, Sebrae/MS, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, Lúcio Lagemann, assessor de logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), ressaltou a importância do planejamento. “Inocência irá receber um investimento significativo de aproximadamente 5 bilhões de dólares. Uma nova fábrica de celulose será implantada pela Arauco, que trará um significativo crescimento na cidade. Por isso é importante destacar que foram apresentados temas sensíveis quanto à área de infraestrutura, segurança pública, saúde, educação e moradia”, disse Lagemann.
O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, frisou a relevância do planejamento para a cidade. “As apresentações tratam sobre as ações necessárias para o município daqui em diante. Essas definições serão fundamentais para nos ajudar a direcionar, em conjunto, o que será melhor para nossa população”, afirmou.
Após a apresentação do diagnóstico, os participantes discutiram ações estratégicas em áreas como economia, saúde, educação, assistência social, segurança pública, transporte, saneamento, habitação, ordenamento territorial e conservação ambiental. Essas discussões culminarão na formação de um Comitê Gestor, responsável por consolidar e implementar as iniciativas propostas.
28 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções