Por João Paulo Ferreira | 12 novembro, 2024 - 15:16
Os governos de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão trabalhando juntos em um projeto ambicioso para construir uma ponte de concreto sobre o rio São Lourenço, integrando as regiões de pantanal dos dois estados. A ponte ligará a Estrada Transpantaneira, em Mato Grosso, à MS-214, em Mato Grosso do Sul, conectando o município de Corumbá (MS) ao Porto Jofre, em Poconé (MT). A expectativa é que a nova estrutura não apenas fortaleça o ecoturismo, mas também sirva como um corredor ecológico, promovendo a conservação e o desenvolvimento econômico local.
Após uma visita técnica conduzida pelas secretarias de infraestrutura dos dois estados, foram avaliadas três opções de traçado para a ponte. Segundo Magno Mendes, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul, o traçado mais viável é o que conecta o final da Transpantaneira diretamente à MS-214. “Essa escolha garantirá um acesso mais prático e otimizado para os visitantes”, explicou Mendes. Ele estima que a ponte terá aproximadamente 300 metros de extensão, com investimento previsto entre R$ 50 e R$ 60 milhões, valor que será dividido igualmente entre os dois estados.
“A ponte será um marco na conectividade dos dois estados e impulsionará significativamente o turismo ecológico na região”, afirmou Rudi Fiorese, diretor de Infraestrutura Rodoviária da Seilog. A secretária-adjunta de Obras Rodoviárias de Mato Grosso, Nivia Calzolari, também confirmou que a Sinfra iniciará o projeto para licitação da obra após a visita técnica. “Essa parte do Pantanal, nos dois estados, é rica em turismo e ecologia. Aqui já temos a Transpantaneira e precisamos fazer essa ligação com o Mato Grosso do Sul”, completou Calzolari.
Expansão do turismo no Pantanal
O local previsto para a ponte, na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já é um destino de ecoturismo reconhecido internacionalmente, principalmente para observação de onças-pintadas em Porto Jofre, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros. Eduardo Blanco, gerente da Pousada Porto Jofre Pantanal, explicou que a região conta com uma infraestrutura turística consolidada, com cerca de 10 barcos grandes, 60 lanchas e aproximadamente 200 piloteiros, atendendo 30 propriedades locais. “A maioria dos turistas chega de carro a partir de Cuiabá, utilizando a Transpantaneira, uma estrada de 150 km até Porto Jofre”, detalhou Blanco.
Investimento em infraestrutura rodoviária para integração
Para garantir o acesso ao futuro local da ponte, o Governo de Mato Grosso do Sul está em fase avançada de obras de implantação e revestimento primário de 60 km da MS-241. A estrada, situada próxima a Coxim e Sonora, já conta com 70,63% das obras concluídas. Além disso, a MS-214, que conecta a BR-163 até o ponto onde a ponte será construída, possui atualmente 72 km de extensão implantados, com outros 125 km planejados.
Essas obras facilitam o trânsito de veículos entre os estados e favorecem o transporte de gado e insumos, além de abrir novas oportunidades para o ecoturismo, pesca e outras atividades econômicas ligadas ao Pantanal.
Impacto econômico e ambiental
Para o setor de turismo, a ponte representa uma chance de diversificar ainda mais a experiência dos visitantes. A estrutura facilitará a mobilidade na região, que poderá atrair mais turistas interessados na observação da fauna e flora locais, além de impulsionar o turismo de pesca. A conexão entre os pantanais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso fortalece o Pantanal como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, gerando empregos e aquecendo a economia regional.
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