Por Redação | 16 maio, 2024 - 16:39
Depois de recuperar o sistema de iluminação pública e criar um serviço de Disk Lâmpadas, a prefeitura de Dourados anunciou a implantação de um novo sistema de LED nas ruas e avenidas da cidade. Nesta quinta-feira (16), o prefeito Alan Guedes assinou a homologação do contrato com a empresa responsável pela substituição das atuais lâmpadas convencionais.
O contrato prevê a substituição de mais de 14 mil pontos de iluminação pública, abrangendo vias de maior circulação, proximidades de escolas, postos de saúde, prédios públicos e rotas de transporte. Além disso, todas as praças e parques serão equipados com luminárias LED, incluindo os distritos.
Segundo Alan Guedes, a modernização trará diversos benefícios. “De saída teremos uma economia no consumo de energia de, no mínimo, 50%, com aumento nos índices de iluminação das vias públicas, graças à maior eficiência das luminárias. Esta nova configuração resultará também na melhora da segurança viária, permitindo que veículos e pedestres tenham maior visibilidade, prevenindo acidentes e atropelamentos”.
O prefeito destacou ainda o benefício ambiental, já que as luminárias LED são livres de metais pesados, compostas por materiais recicláveis e têm vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte. “O trabalho de implantação deve seguir protocolos rígidos conforme as normas ambientais vigentes, com o descarte enviado a empresas especializadas”, completou.
Neilton José Barbosa, engenheiro eletricista da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), afirmou que o novo contrato dá continuidade ao trabalho de modernização da iluminação pública iniciado em março do ano passado. Locais como o Parque dos Ipês, Parque Rego D’Água e outros já foram beneficiados com a instalação de quase 1000 refletores LED.
“O trabalho já feito agora é estendido às vias públicas, como as principais avenidas e ruas do centro e bairros de Dourados. Além da economia e facilidade na manutenção, vamos poder atender locais que eram desprovidos de iluminação pública que assim poderão ser utilizados no período noturno”, encerrou Barbosa.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções