Por João Paulo Ferreira | 25 fevereiro, 2020 - 9:00
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou uma nota de pesar pela morte do ex-prefeito de Amambai, Dirceu Luiz Lanzarini, assassinado nesta segunda-feira (24) após receber dois tiros na fazenda dele.
Dirceu ocupava o cargo de assessor especial no Escritório de Gestão Política do Estado. No documento, o governo destaca a trajetória política dele; eleito três vezes prefeito de Amambai e com passagem pela Fundação do Desporto e Lazer de MS (Fundesporte).
O Governo também decretou luto oficial de três dias por conta da morte, bem como a prefeitura de Amambai.
Dirceu foi morto após ser atingido por dois tiros. A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura do município sul-mato-grossense. Segundo a polícia, o suspeito é um funcionário de Lanzarini, com quem o ex-parlamentar teve uma discussão momentos antes do crime.
Ao G1, a delegada Larissa Franco Serpa, titular do município e responsável pelas investigações, disse que testemunhas contaram que houve um desentendimento com um funcionário e este teria ferido a vítima. Ele fugiu em seguida. “Nós estamos fazendo buscas por ele neste momento, e também procurando a arma do crime. Precisamos apurar ao certo em que situação o fato ocorreu. O que se sabe é que houve um desentendimento na propriedade dele, com um funcionário”, explicou a delegada.
Dirceu foi levado para o Hospital do Coração, em Dourados, região sul do estado, onde teve uma parada cardiorrespiratória assim que chegou. Conforme informações obtidas no hospital, os médicos tentaram estabilizá-lo, mas sem sucesso. Após seguidas paradas cardíacas, Lanzarini não resistiu e faleceu próximo das 15h desta segunda-feira. Segundo a assessoria de Amambai, o genro do ex-prefeito também deu entrada no hospital em Dourados e segue em estado grave.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Elias Verruck, confirmou a notícia da tentativa de homicídio. “Infelizmente ele não conseguiu resistir aos ferimentos. Chegando em Dourados, ele faleceu. É um momento de dar apoio à família”, disse.
Nota de pesar
É com profundo pesar que registramos o falecimento de Dirceu Luiz Lanzarini, ocorrido nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020. Assessor especial no Escritório de Gestão Política de Mato Grosso do Sul, Dirceu Lanzarini foi nomeado para função em novembro de 2018. Natural de São Paulo (SP), o engenheiro agrônomo escolheu a cidade de Amambai para viver desde 1981.
Na trajetória profissional, trabalhou na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do Governo do Estado. Na política, foi eleito três vezes para o cargo de prefeito de Amambai. Assumindo pela primeira vez o município em 1º de Janeiro de 1997, reeleito em 2000 para o segundo mandato e, em 2008, Dirceu Lanzarini foi reconduzido ao cargo ao comando de Amambai pela terceira vez.
Lanzarini também comandou a Fundação do Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) nos Governos de Zeca do PT e André Puccinelli. Municipalista e com visão política articulada, Dirceu foi presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul entre 2003/2004. Lanzarini tinha 62 anos, era casado com Deise Bianchini e tem duas filhas, Elisa e Marina. O governador em exercício, Murilo Zauith, decreta luto por três dias a partir desta data.
10 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções