Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo de MS decreta luto de três dias por conta da morte de ex-prefeito - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Governo de MS decreta luto de três dias por conta da morte de ex-prefeito

Dirceu Luiz Lanzarini, recebeu dois tiros e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Por João Paulo Ferreira | 25 fevereiro, 2020 - 9:00

O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou uma nota de pesar pela morte do ex-prefeito de Amambai, Dirceu Luiz Lanzarini, assassinado nesta segunda-feira (24) após receber dois tiros na fazenda dele.

Dirceu ocupava o cargo de assessor especial no Escritório de Gestão Política do Estado. No documento, o governo destaca a trajetória política dele; eleito três vezes prefeito de Amambai e com passagem pela Fundação do Desporto e Lazer de MS (Fundesporte).

O Governo também decretou luto oficial de três dias por conta da morte, bem como a prefeitura de Amambai.

Dirceu foi morto após ser atingido por dois tiros. A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura do município sul-mato-grossense. Segundo a polícia, o suspeito é um funcionário de Lanzarini, com quem o ex-parlamentar teve uma discussão momentos antes do crime.

Ao G1, a delegada Larissa Franco Serpa, titular do município e responsável pelas investigações, disse que testemunhas contaram que houve um desentendimento com um funcionário e este teria ferido a vítima. Ele fugiu em seguida. “Nós estamos fazendo buscas por ele neste momento, e também procurando a arma do crime. Precisamos apurar ao certo em que situação o fato ocorreu. O que se sabe é que houve um desentendimento na propriedade dele, com um funcionário”, explicou a delegada.

Dirceu foi levado para o Hospital do Coração, em Dourados, região sul do estado, onde teve uma parada cardiorrespiratória assim que chegou. Conforme informações obtidas no hospital, os médicos tentaram estabilizá-lo, mas sem sucesso. Após seguidas paradas cardíacas, Lanzarini não resistiu e faleceu próximo das 15h desta segunda-feira. Segundo a assessoria de Amambai, o genro do ex-prefeito também deu entrada no hospital em Dourados e segue em estado grave.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Elias Verruck, confirmou a notícia da tentativa de homicídio. “Infelizmente ele não conseguiu resistir aos ferimentos. Chegando em Dourados, ele faleceu. É um momento de dar apoio à família”, disse.

Nota de pesar
É com profundo pesar que registramos o falecimento de Dirceu Luiz Lanzarini, ocorrido nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020. Assessor especial no Escritório de Gestão Política de Mato Grosso do Sul, Dirceu Lanzarini foi nomeado para função em novembro de 2018. Natural de São Paulo (SP), o engenheiro agrônomo escolheu a cidade de Amambai para viver desde 1981.

Na trajetória profissional, trabalhou na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) do Governo do Estado. Na política, foi eleito três vezes para o cargo de prefeito de Amambai. Assumindo pela primeira vez o município em 1º de Janeiro de 1997, reeleito em 2000 para o segundo mandato e, em 2008, Dirceu Lanzarini foi reconduzido ao cargo ao comando de Amambai pela terceira vez.

Lanzarini também comandou a Fundação do Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) nos Governos de Zeca do PT e André Puccinelli. Municipalista e com visão política articulada, Dirceu foi presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul entre 2003/2004. Lanzarini tinha 62 anos, era casado com Deise Bianchini e tem duas filhas, Elisa e Marina. O governador em exercício, Murilo Zauith, decreta luto por três dias a partir desta data.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções