Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo decreta situação de emergência por 180 dias no Mato Grosso do Sul - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Governo decreta situação de emergência por 180 dias no Mato Grosso do Sul

Queimadas já destruíram mais de 1 milhão de hectares no estado

Por João Paulo Ferreira | 11 setembro, 2019 - 16:39

O governo de Mato Grosso do Sul decretou nesta quarta-feira (11), por 180 dias, situação de emergência em razão do grande número de queimadas no estado, principalmente na região do Pantanal. O texto deve ser publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial.

Foco de incêndio em Corumbá (Foto: Prevfogo)

Apenas na última segunda-feira (9), Mato Grosso do Sul já havia registrado 397 focos de incêndio, sendo 144 deles em Corumbá, segundo o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Com o decreto o governo do estado pode comprar produtos e contratar serviços para o combate às queimadas sem licitação, além de se habilitar para receber auxílio do governo federal em termos de recursos, máquinas e equipamentos, até mesmo das organizações militares.

O governo decidiu decretar emergência após uma reunião realizada na última terça-feira (10), entre sua equipe técnica e a do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os técnicos avaliaram a gravidade do problema por conta da estiagem prolongada e da expectativa de falta de chuva para os próximos 15 dias.

Região de Aquidauana também sofre com queimadas (Foto: Corpo de Bombeiros)

A maior parte da região do Pantanal sul-mato-grossense sofre com a falta de chuva há mais de 45 dias, e as chamas já ameaçam hotéis fazenda da região. Na última segunda-feira (9), as chamas chegaram a 4 metros de altura, derreteram cabos de fibra de telefonia e deixaram Corumbá incomunicável por quatro horas.

Nesta quarta-feira (11), o governo divulgou relatório da Sala de Situação Integrada, da Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul), e aponta que mais de 1 milhão de hectares de vegetação foi destruído por queimados, entre 1º de agosto a 9 de setembro deste ano. Os focos de calor continuam intensos, devido à prolongada estiagem, com maior concentração no Pantanal e na Serra da Bodoquena.

O relatório ressalta ainda que não há previsão de chuva nos próximos 15 dias, ressaltando a situação de emergência em algumas regiões.

Mais Notícias
Cotidiano

Pesquisa do IBGE aponta que 27 mil crianças ainda passam fome em MS

25 abril, 2024

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 34 kg de cocaína em Fátima do Sul

25 abril, 2024

Brasil

VÍDEO: Mãe sequestra filho e foge após tomá-lo da avó paterna no trajeto para a escola

25 abril, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções