Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, visita Bonito - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, visita Bonito

Ministro realizou visitas técnicas ao Recanto Ecológico Rio da Prata e foi agraciado com o Prêmio Piraputanga

Por João Paulo Ferreira | 20 setembro, 2021 - 11:15

Na última sexta-feira (17), o Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, esteve visitando a Capital do Ecoturismo. Em Bonito, realizou visitas técnicas ao Recanto Ecológico Rio da Prata e foi agraciado com o Prêmio Piraputanga, em solenidade na Câmara Municipal, onde, também, entregou cheques do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Em visita à região do Rio da Prata, no bioma de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, o ministro destacou o quão rica e preservada é a região. “Aqui é um lugar que nenhum país vai querer concorrer com a gente. Nesse rio, por exemplo, é possível ver o fundo, com uma quantidade enorme de peixes, águas cristalinas e aves aqui na área. O Brasil é a única nação do mundo com seis biomas, um território continental que experimenta em um mesmo dia neve no Sul e sol torrencial no Nordeste”, afirmou.

A visita foi acompanhada pelo prefeito de Bonito Josmail Rodrigues, por membros do legislativo e pelos prefeitos das cidades vizinhas: Kazu Horii (PSDB) – Bodoquena; Dra. Clediane Areco Matzenbacher (DEM) – Jardim e demais autoridades.

Ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, visita Bonito
Foto: Filipi Brites – Ascom

“Mostrar na prática todas as belezas naturais que a nossa cidade possui, é extremamente gratificante. Bonito possui uma cultura rica em história, terra de gente hospitaleira, de artistas, artesãos, esportistas entre outras, que ajudam a mostrar a identidade do nosso povo, promovendo a indústria, turismo e comércio”, destacou o prefeito de Bonito Josmail Rodrigues.

Após a visita, o ministro participou da cerimônia de entrega do Prêmio Piraputanga, que é concedido a empresários de turismo e personalidades de outras áreas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Estado. “Ser agraciado com o Prêmio Piraputanga é uma grande honra porque esse é um governo que acredita e trabalha pelo turismo”, disse Machado Neto.

O PRÊMIO

Em sua quinta edição, a honraria é conhecida como o Oscar do Turismo Sul-Mato-Grossense. A ideia da homenagem surgiu através de um passeio na Praça da Liberdade, onde fica o monumento das Piraputangas, um dos peixes símbolos da região e morador emblemático dos rios de águas cristalinas, que encantam o mundo e tornaram o destino conhecido como Capital do Ecoturismo Brasileiro.

O Troféu Piraputanga, que existe desde 2016, contribui para incentivar e promover o segmento em nível local e nacional, com ampla divulgação por meio da Associação dos Jornalistas da Mídia Eletrônica e Turismo, do qual Edson Batista Neves (Edinho Neves), é o atual presidente.

Foram homenageados, além do ministro de turismo, 27 personalidades: Adalberto Gonzalez – Hotel da Praça; Célia dos Passos; Cida Sanches – Gerente Geral do Marruá Hotel; Clediane Areco Matzenbacher – Prefeita de Jardim MS; Edmilson Lucas Rachel – Presidente da Câmara Municipal de Bonito; Eduardo Riedel – Secretário de Infraestrutura de MS; Fazenda Ceita Corê; Jair Scapini – Prefeito de Guia Lopes da Laguna; Jean Pierre – Restaurante Juanita; Josmail Rodrigues – Prefeito de Bonito MS; Juca Ygarapé – Eco Porto da Ilha; Juliane Salvadori – Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito; Kazu Horii – Prefeito de Bodoquena MS; Lucas Alves Ferreira – Balneário Estrela do Formoso; Marcio Toshio Magrini Ueda – Hotel Cabanas; Marcos Derzi – Barco Tocando em Frente; Meire Santos – Pousada Arte Natureza; Nelson Cintra – Prefeito de Porto Murtinho MS; Paulo Corrêa – Presidente da Assembleia Legislativa de MS; Ricardo Lisboa Moreira – Eco Serrana Park; Rodolfo Nogueira – Gerente Internacional da Embratur; Rosane Simões Pedroso – Agência Viva Bonito; Walter Benedito Carneiro Júnior – Dir. Pres. da Sanesul.

Na companhia do senador Nelsinho Trad, o qual recebeu o título de cidadão bonitense através da Câmara Municipal de Bonito, de acordo com o Decreto Legislativo N.º 180 de 30 de outubro de 2019 de autoria do vereador Ednaldo Gregorio Dias (Pantera), o  ministro oficializou a entrega de cheque com repasse de recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) no valor de R$ 50 milhões ao Cresol Sicoper, instituição financeira que atua no estado. “O dinheiro que, antes, ia para a corrupção, agora, está servindo o brasileiro e isso só acontece porque priorizamos as entregas que beneficiam os brasileiros”, disse o ministro.

OBRAS – O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, conta atualmente com 44 contratos de infraestrutura turística no Estado. Entre eles a construção de infraestrutura na orla do Rio Formoso em Bonito.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções