Por Viviane Freitas | 14 maio, 2024 - 15:59
Pela primeira vez na história, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) decretou “seca” na bacia do Pantanal, especificamente na região hidrográfica do Paraguai. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (13), devido ao baixo nível do Rio Paraguai, que atingiu apenas 1,44 metro na régua de Ladário, três centímetros abaixo do pico registrado até o momento.
A decisão, válida até 31 de outubro deste ano, prorrogação dependendo da persistência da estiagem, permite a implementação de ações preventivas e regulamentações especiais para gerenciar os recursos hídricos na região. Caso haja aumento nos níveis de água devido a chuvas, a declaração pode ser suspensa.
A escassez de chuvas na região desde o início do ano tem afetado significativamente os níveis dos rios, com reduções observadas nas estações de monitoramento. Essa situação tem impactos importantes em diversos setores, incluindo o transporte hidroviário, captações de água para abastecimento e atividades de lazer e turismo.
A ANA estabeleceu uma sala de crise na região desde 7 de maio para monitorar a situação e tomar medidas emergenciais. Essa decisão visa garantir a gestão adequada dos recursos hídricos e minimizar os impactos da seca, que afeta não apenas o Brasil, mas também países vizinhos como Bolívia e Paraguai.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções