Por Viviane Freitas | 16 maio, 2024 - 8:20
Para enfrentar os incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), está implantando 13 bases avançadas no bioma. Essas bases, estrategicamente posicionadas em áreas de difícil acesso, agilizarão a resposta ao fogo, reduzindo os danos ao ecossistema.
A instalação das bases começou na terça-feira (14), por via terrestre e fluvial. Equipamentos e suprimentos foram transportados por barco para quatro bases em Jatobazinho, Barra do São Lourenço, Redário e Santa Mônica. Três bases foram estabelecidas por terra em Novo Horizonte, Forte Coimbra e Campo Lourdes na quarta-feira. As seis restantes serão instaladas na próxima semana.
Na Barra do São Lourenço, onde uma equipe está em ação desde abril, haverá reforço estrutural. Cada base terá equipamentos completos para a temporada de incêndios, incluindo utensílios de cozinha, veículos e equipamentos de combate a incêndios.
A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS, enfatiza a importância da presença no local para uma resposta eficaz aos incêndios. Ela destaca a necessidade de estabelecer mais bases para prevenção e resposta rápida.
Em 2024, foram registrados 1.079 focos de calor em Mato Grosso do Sul, com 398 no Pantanal, representando 36% dos incêndios do estado, segundo o programa Queimadas do INPE.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções