Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pantanal deve enfrentar este ano a maior estiagem da década - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Pantanal deve enfrentar este ano a maior estiagem da década

Chuva no bioma deve ficar perto de 40% menor este ano em comparação à projeção; estudo indica que cenário é semelhante ao que ocorreu em 2020 e 2021

Por Viviane Freitas | 15 março, 2024 - 9:29

Reprodução

Uma redução significativa nas chuvas do Pantanal desde outubro do ano passado está sendo causada por diversos fatores. Um relatório da Marinha do Brasil, com base em dados de outras instituições, revelou que este ano o bioma pode ter até 40% menos chuvas, com previsão de uma seca contínua nos próximos meses, possivelmente a pior em uma década.

A média histórica de chuvas para a região entre outubro e abril/maio é de 1.113,3 milímetros. No entanto, para o mesmo período entre 2023 e 2024, espera-se um volume entre 700 mm e 800 mm, afetando diretamente o nível dos rios da bacia do Paraguai.

O déficit hídrico discutido na Reunião de Avaliação do Período Chuvoso na Bacia do Rio Paraguai, ocorrida em 26 de fevereiro, envolveu várias instituições, mas não chegou a um consenso sobre as causas da diminuição nas chuvas no Pantanal. Há indicações de que o fenômeno El Niño esteja elevando as temperaturas médias na região.

A National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa) informou que o El Niño está de moderado a forte, causando anomalias na temperatura da superfície do Oceano Pacífico central. Essa condição deve persistir até maio, podendo resultar em mais ondas de calor.

Para os próximos meses, espera-se temperaturas acima da média, mas com chuvas dentro da normalidade para a região nesse período. No entanto, a condição mais seca aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente em Mato Grosso do Sul, que está em uma situação de seca moderada a severa.

As instituições que lidam com a mitigação de desastres recomendam medidas de precaução por parte das autoridades, incluindo a possibilidade de proibir queimadas para manejo de áreas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Mais Notícias
Economia

Exportações de Mato Grosso do Sul atingem US$ 3,1 bilhões em 2024

15 maio, 2024

Polícia

PRF recupera veículo e apreende quase 300 kg de maconha em Água Clara

15 maio, 2024

Política

VÍDEO: “Todo mundo que perdeu a casa vai ter sua casinha”, diz Lula no RS

15 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções