Por João Paulo Ferreira | 25 março, 2024 - 14:25
Em Dourados, a Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza, situada na aldeia Jaguapirú, tem desempenhado um papel crucial na recuperação ambiental através do projeto “Nascente Viva”. O projeto tem como foco a restauração da vegetação em uma extensão de aproximadamente 31 hectares, adjacentes ao córrego Jaguapirú, com o envolvimento direto de estudantes e professores da instituição.
Iniciado em março de 2018, o “Nascente Viva” marcou seu começo com o plantio de 150 mudas. Avançando para uma segunda fase, o projeto agora inclui um viveiro com a capacidade de abrigar até 20 mil mudas, divididas igualmente entre espaços internos e externos. Os estudantes da escola, junto a cinco bolsistas, três dos quais são beneficiários do PICTEC-2023 (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul 2023), têm papel fundamental no cultivo e conservação dessas plantas.
A iniciativa também é marcada por ações de solidariedade, como destacado pelo coordenador Cleber Dias. Anualmente, no Dia Mundial da Água e data de aniversário do projeto, a comunidade escolar participa do plantio de árvores ao longo do córrego Jaguapirú, fortalecendo o vínculo entre a ação ambiental e a solidariedade.
O projeto não só envolve a comunidade escolar mas também conta com o apoio externo, como é o caso da professora Kamylla Balbuena Michelutti, uma bióloga financiada por entidades da Alemanha, conforme informou o diretor Luiz de Souza Freire Junior.
Para acompanhar as atualizações e ações do “Nascente Viva”, o projeto disponibiliza informações no portal https://nascenteviva.com/, permitindo que interessados observem o progresso dessa iniciativa ambiental liderada pela escola indígena.
21 novembro, 2024
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