Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Filhote de macaco-prego é resgatado de incêndio no Pantanal e recebe cuidados no Hospital Ayty - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Filhote de macaco-prego é resgatado de incêndio no Pantanal e recebe cuidados no Hospital Ayty

Animal foi encontrado em meio às cinzas e tratado por equipes especializadas no Pantanal e em Campo Grande

Por João Paulo Ferreira | 18 setembro, 2024 - 13:25

Um filhote de macaco-prego foi resgatado das cinzas de um incêndio florestal no Pantanal, na região do Salobra, em Miranda, no último dia 13. O animal, batizado de Fênix, foi salvo por equipes do Ibama e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), durante ações de monitoramento nas áreas devastadas pelas chamas que têm atingido o bioma.

Após o resgate, Fênix foi tratado inicialmente em uma base em Miranda e, no dia 16, transferido para o Hospital de Animais Silvestres Ayty, localizado no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. A transferência foi necessária para que o filhote recebesse cuidados mais especializados, devido à sua condição extremamente frágil.

Por ser muito jovem, o macaco-prego requer atenção constante, com alimentação via mamadeira a cada duas horas e estímulos para suas funções vitais. Ele permanece em um ambiente aquecido, similar aos cuidados prestados a um recém-nascido humano. “O cuidado com animais silvestres é extremamente delicado e exige muita atenção. Eles são muito sensíveis”, explicou Aline Duarte, gestora do Hospital Ayty.

As equipes que resgataram o filhote continuam monitorando áreas atingidas pelos incêndios no Pantanal, reforçando o compromisso com a preservação da biodiversidade local. O trabalho é parte da Operação Arca de Noé, que busca minimizar os impactos dos incêndios na fauna e flora da região.

O Hospital Ayty, parte da estrutura do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), possui uma das instalações mais modernas do Brasil para atendimento de animais silvestres, com 1.153 m² dedicados a tratar animais resgatados de situações de risco.

A época atual é a mais crítica em relação aos incêndios florestais, que são agravados pelas condições climáticas e ações humanas. Desde maio, o Estado de Mato Grosso do Sul proibiu totalmente queimadas, em uma tentativa de proteger o meio ambiente e a biodiversidade do Pantanal.

Mais Notícias
Política

Beto Pereira afirma que Guarda Civil Metropolitana será valorizada em sua gestão

19 setembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Morador encontra ossada humana durante obra em calçada de residência no São Conrado

19 setembro, 2024

Cultura

Kalélo e Giani Torres se apresentam no Som da Concha neste domingo em Campo Grande

19 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções