Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Força-tarefa dos bombeiros de MS é formada para controlar incêndios no Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Força-tarefa dos bombeiros de MS é formada para controlar incêndios no Pantanal

Mobilização se intensifica para combate a incêndios florestais no bioma Pantanal

Por João Paulo Ferreira | 16 novembro, 2023 - 16:45

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, em ação contínua, intensifica esforços para controlar os incêndios florestais no Pantanal. O trabalho, realizado em diversas regiões do Estado, conta com o apoio de forças estaduais e federais. Uma força-tarefa conjunta, formada após reunião com representantes do Centro de Proteção Ambiental (CPA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visa fortalecer o combate aos incêndios que persistem em algumas regiões há mais de uma semana.

Condições climáticas desfavoráveis, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e falta de chuvas, agravam a situação. A dificuldade de acesso às áreas afetadas é um desafio adicional enfrentado pelos bombeiros. Para superar isso, o Governo do Estado, na terça-feira (14), intensificou as ações de combate, incluindo o uso de aeronaves para o deslocamento rápido das equipes para as áreas críticas.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA, destacou a dificuldade de acesso em regiões como Paiaguás, na divisa com Mato Grosso, onde os bombeiros foram transportados pelo Grupamento de Operações Aéreas. Ela também mencionou o esforço contínuo em várias fazendas e a situação crítica na região do Passo do Lontra, onde o incêndio se estendeu por mais de 50 km.

O esforço de combate se estende a várias frentes no Pantanal, abrangendo áreas como Passo do Lontra, Paiaguás, Rio Negro, Aquidauana, Corumbá e a área indígena Kadiwéu do Nabileque.

Em resposta à gravidade da situação, o Governo do Estado declarou emergência em cinco municípios: Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho. O decreto considera um aumento significativo na área queimada do bioma Pantanal em 2023, com Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho concentrando a maior parte dos focos de calor. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, coordenados pela Cepdec/MS, para ações de resposta e recuperação.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções