Por João Paulo Ferreira | 11 julho, 2024 - 12:45
O Governo do Mato Grosso do Sul anunciou nesta quinta-feira (11), durante uma transmissão ao vivo, o fim dos incêndios florestais no Pantanal. O controle foi alcançado com a extinção do último foco de calor ativo, localizado na região do Paraguai Mirim. A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, destacou que as atividades de monitoramento e rescaldo continuam para evitar novos focos de incêndio.
O sucesso no combate aos incêndios resultou de uma operação coordenada pelo Governo do Estado, envolvendo militares e brigadistas em ações por terra, água e ar, aliadas às condições climáticas favoráveis. Apesar da chegada de uma massa de ar frio que ajudou no combate, a previsão do tempo indica que as temperaturas devem voltar a subir nos próximos dias, aumentando o risco de novos incêndios.
Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), explicou que não há previsão de chuva nos próximos dias no Pantanal, com exceção da região de Porto Murtinho. As temperaturas devem variar entre 11ºC e 23°C até sábado, subindo gradualmente na próxima semana, podendo atingir até 34ºC, com umidade relativa do ar entre 10% e 30%.
Desde o início do ano até 9 de julho, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, correspondendo a 6% dos 9 milhões de hectares da região no estado. Este número representa um aumento de 159% em relação ao mesmo período de 2020, quando 229,4 mil hectares foram queimados. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ.
Os focos de calor detectados via satélite somam 3.098 de janeiro até 9 de julho, um aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2020, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais).
A Operação Pantanal 2024, que já dura 101 dias, contou com a atuação de 516 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, com apoio do Ibama, ICMbio, PrevFogo, Força Nacional e Forças Armadas. A operação utilizou 11 aeronaves, incluindo Air Tractors, helicópteros e o cargueiro KC-390, além de 39 veículos, como caminhonetes, caminhões e lanchas.
As equipes continuam o monitoramento constante do Pantanal usando drones e a Sala de Situação em Campo Grande para evitar novos incêndios e proteger a biodiversidade da região.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções