Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo de MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Governo de MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais

Medida busca atuação mais eficaz no combate aos incêndios que afetam diversas áreas do estado

Por João Paulo Ferreira | 24 junho, 2024 - 14:21

Foto: Bruno Rezende

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, declarou situação de emergência em municípios afetados por incêndios florestais. O decreto, publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial do Estado, é válido por 180 dias e autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil para ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

A medida abrange incêndios em parques, áreas de proteção e preservação em âmbito nacional, estadual e municipal, além de focos de fogo descontrolados em qualquer tipo de vegetação que comprometam a qualidade do ar. Durante o período de emergência, agentes estão autorizados a entrar em residências para prestar socorro, determinar evacuações e usar propriedades particulares conforme necessário.

A dispensa de licitação é permitida em casos de emergência ou calamidade pública, garantindo que obras, aquisição de equipamentos e serviços essenciais não sofram atrasos. A decisão foi tomada devido à seca prolongada que atinge grande parte do estado, aumentando significativamente os focos de calor e os impactos das queimadas na agropecuária pantaneira, vegetação, solo, fauna e segurança da vida humana.

O governo estadual está atuando em várias frentes para combater os incêndios, especialmente na região do Pantanal. Equipes coordenadas trabalham tanto pelo ar, com o uso de aeronaves e helicópteros, quanto pelo solo, com bombeiros, brigadistas e a cooperação dos pantaneiros, para combater os focos de incêndio.

Tecnologias avançadas, como imagens de satélite e drones, estão sendo utilizadas para identificar focos de incêndio e direcionar as equipes de combate. As ações são coordenadas pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que organiza e transmite orientações para as operações em campo e aéreas.

O governo de Mato Grosso do Sul reforça o compromisso de proteger a população e os recursos naturais do estado, adotando medidas rápidas e eficientes para mitigar os efeitos dos incêndios florestais que têm assolado a região.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções