Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo de MS intensifica combate a incêndios no Pantanal com recursos tecnológicos avançados - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Governo de MS intensifica combate a incêndios no Pantanal com recursos tecnológicos avançados

Ações de combate incluem aviões especiais, monitoramento por satélite e apoio de ONGs

Por João Paulo Ferreira | 19 dezembro, 2023 - 13:29

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), intensifica suas ações de combate a incêndios no Pantanal. Com foco nas regiões de Aquidauana, Paiaguás e Porto São Pedro (Rede Amolar), onde chamas ativas ainda persistem, a operação conta com 32 bombeiros equipados com tecnologia avançada e apoio logístico robusto.

Durante a recente assinatura da Lei do Pantanal, o governador Eduardo Riedel destacou os investimentos significativos do Estado para combater os incêndios no bioma, enfatizando a aquisição de dois aviões ‘air tractor’ e a disponibilidade de um helicóptero. Riedel ressaltou a importância da ação contínua do Estado no combate e prevenção de incêndios, seja eles naturais, acidentais ou propositais.

A estratégia de combate envolve o uso de tecnologias diversas, incluindo drones, equipamentos de proteção individual específicos, monitoramento via satélite com plataformas da NASA, Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação e inteligência artificial. Esses recursos são fundamentais para a precisão e eficácia nas operações em áreas de difícil acesso.

Alexandre Bossi, presidente da ONG SOS Pantanal, destacou Mato Grosso do Sul como exemplo na aplicação de resposta e tecnologia no combate a incêndios, mencionando a melhoria significativa dos recursos em comparação a 2020.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do Centro de Proteção Ambiental (CPA) e coordenadora da Operação Pantanal 2023, explicou que, apesar das chuvas, o risco de incêndio permanece elevado devido à biomassa acumulada. A Operação Pantanal 2023, iniciada em 17 de julho, teve sua conclusão estendida devido às condições atmosféricas.

A dificuldade de acesso aos locais de incêndio é um dos maiores desafios enfrentados pelos bombeiros, como relatado pelo capitão Silveira, destacando a extensa e árdua jornada para alcançar os focos de incêndio.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções