Por João Paulo Ferreira | 25 outubro, 2024 - 14:09
Na última segunda-feira (21), foi registrado um raro avistamento de uma harpia, a maior águia do mundo, enquanto carregava um macaco bugio como presa, em Corumbá. O responsável pela foto foi Gabriel Oliveira de Freitas, biólogo e sócio-proprietário da Icterus Ecoturismo e Expedições. Ele e sua equipe monitoram a presença de um casal de harpias na região desde junho.
Gabriel descreveu a cena como um momento único: “Ver uma harpia selvagem em voo, carregando uma presa, é como ganhar na Mega-Sena”, disse ele ao Campo Grande News.
A harpia, também conhecida como gavião-real, é uma das maiores aves de rapina do Brasil, podendo atingir até 105 centímetros de comprimento e mais de 2 metros de envergadura. A espécie, no entanto, está ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat e à caça. O ninho dessas aves costuma ser construído a cerca de 33 metros de altura, em árvores altas, e as fêmeas, maiores que os machos, pesam entre 6 e 9 quilos.
Apesar da ameaça à sua sobrevivência, as harpias ainda podem ser encontradas em várias regiões do Brasil, incluindo o oeste de Santa Catarina.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções