Por João Paulo Ferreira | 17 outubro, 2024 - 7:56
O Pantanal de Mato Grosso do Sul enfrenta quatro focos de incêndio florestal ativos, de acordo com o Corpo de Bombeiros do estado, que segue há 198 dias na Operação Pantanal 2024. As equipes concentram os esforços de combate nas regiões de Paiaguás e Abobral, próximo ao Passo do Lontra. Um dos focos mais preocupantes está localizado na divisa com o Mato Grosso, onde uma linha de fogo de aproximadamente 40 quilômetros de extensão foi registrada, originada no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e que se alastrou para o território sul-mato-grossense.
Além das áreas mencionadas, outros focos estão sendo monitorados em diversas regiões, incluindo Corumbá, Rio Negro, Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Dourados, Coxim, Inocência, Paranaíba, Naviraí, Miranda, Porto Murtinho, Nioaque e Aquidauana. As condições climáticas adversas, como as altas temperaturas e a variação dos ventos, aumentam os riscos de novos incêndios.
O trabalho de combate ao fogo conta com a participação de forças de segurança estaduais e nacionais, incluindo o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). As equipes terrestres, com apoio aéreo, monitoram constantemente as áreas impactadas, especialmente nas 12 bases avançadas instaladas na região para garantir uma resposta rápida em caso de novos focos de incêndio.
Apesar das chuvas recentes terem amenizado parcialmente a situação, o Pantanal ainda enfrenta desafios devido ao clima seco e quente. Na última terça-feira (15), um novo ciclo de combate aos incêndios teve início, com a troca de dez bombeiros militares do Rio Grande do Sul, que continuam a apoiar as operações no bioma.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções