Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Queda significativa na área queimada de biomas em Mato Grosso do Sul é registrada em 2023 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Queda significativa na área queimada de biomas em Mato Grosso do Sul é registrada em 2023

Relatório da Semadesc aponta que medidas de prevenção e investimentos em combate a incêndios resultaram em menos áreas devastadas nos biomas Cerrado e Pantanal

Por João Paulo Ferreira | 5 outubro, 2023 - 17:38

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul divulgou dados promissores sobre a redução na área queimada nos biomas Cerrado e Pantanal. De acordo com o Informativo de Monitoramento de Incêndios Florestais, a área queimada no bioma Cerrado teve uma queda de 53,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 673.350 hectares em 2022 para 312.900 hectares em 2023.

Investimentos e Prevenção surtem efeito

As medidas adotadas pelo governo estadual, que incluem investimentos em treinamento, equipamentos e materiais de combate a incêndios florestais, parecem ter surtido efeito. No Pantanal, o bioma que sofreu grandes perdas em 2020 com mais de 1,6 milhão de hectares destruídos, os números também são animadores. Em 2022, a área queimada foi de 208.925 hectares, enquanto em 2023, essa área diminuiu para 92.275 hectares, uma redução de 55,8%.

Focos de Calor Concentrados

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que os municípios de Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e Rio Verde de Mato Grosso concentram 98,9% dos focos de calor no Pantanal. A Semadesc já mobilizou um efetivo de 186 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros para ações de prevenção e combate a incêndios desde o dia 17 de maio.

Áreas de Conservação em Alerta

Apesar dos dados positivos, o relatório também trouxe uma preocupação: a área queimada na Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar aumentou drasticamente, passando de 25 hectares no ano passado para 2.150 hectares este ano.

Previsões Climáticas Desafiadoras

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS) prevê temperaturas entre 39°C e 42°C nos próximos dias, com umidade relativa do ar entre 15% e 35%, fatores que aumentam o risco de incêndios florestais.

O relatório aponta que o risco de incêndios é “crítico” em grande parte do Estado, exceto na região Nordeste, onde o risco é baixo para ocorrências de incêndios, especialmente previsto para o dia 8 de outubro.

Mais Notícias
Clima

Semana começa com calor de até 38°C em Mato Grosso do Sul

25 novembro, 2024

Polícia

Homem incendeia casa com duas crianças em Aral Moreira por disputa de terras

24 novembro, 2024

Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções