Por Viviane Freitas | 25 março, 2024 - 12:08
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconheceu 17 estados, incluindo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, como livres de febre aftosa. A portaria assinada pelo ministro Carlos Fávaro foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25).
Os outros estados reconhecidos são: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
A medida, que entra em vigor em 2 de maio de 2024, proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nesses 17 estados. O uso da vacina será permitido apenas com autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.
O armazenamento e a comercialização de vacinas contra a febre aftosa serão permitidos em laboratórios que produzem as vacinas, locais de armazenamento e estoque das vacinas, e estabelecimentos comerciais que vendem as vacinas para outras unidades da federação que ainda realizam a vacinação regular de bovinos e bubalinos.
Também está proibido o ingresso e a incorporação de animais vacinados contra a febre aftosa nas 17 unidades da federação. O trânsito de animais vacinados com destino a outras unidades da federação que passam por esses estados deve ocorrer por rotas estabelecidas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções