Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1,6 mil mortos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 1,6 mil mortos

Mais de 2.800 prédios desabaram completamente

Por João Paulo Ferreira | 6 fevereiro, 2023 - 9:18

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 1.400 mortes na manhã desta segunda-feira (6). Na Turquia, o saldo de mortes está em 912, segundo novo balanço do presidente do país, Recep Erdogan. Na Síria, foram pelo menos 560 mortes no norte do país, segundo estimativas provisórias divulgadas pela mídia estatal síria e socorristas na zona rebelde. Nas cidades de Hama, Lataquia e Tartus, na costa do Mediterrâneo, há um número não definido de mortes.

Horas depois, um novo tremor, de magnitude 7,6, atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto. A informação foi confirmada por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (6h24 no horário de Mato Grosso do Sul). Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido “um leve tremor” na região, segundo a Al Jazeera.

Mais de 2.800 prédios desabaram completamente apenas na Turquia, sugerindo um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. O gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões. Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep. Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os socorristas Capacetes Brancos, que ajudam a contabilizar as vítimas. Foram eles que relataram 147 mortos e mais de 340 feridos na província de Idlib e nos arredores de Aleppo, no norte do país.

Os socorristas ainda definiram a situação como “catastrófica” em postagem no Twitter e pediram às organizações humanitárias internacionais para “intervir rapidamente” para ajudar a população local. Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

CONFIRA O VÍDEO:

 

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções