Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vídeo viraliza ao mostrar festa de aniversário com tema da Umbanda - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Mundo

Vídeo viraliza ao mostrar festa de aniversário com tema da Umbanda

Nos comentários, internautas falam sobre respeito à fé alheia

Por Viviane Freitas | 30 novembro, 2023 - 15:26

Um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais, viralizando especialmente no TikTok, apresenta uma festa de aniversário de uma menina com o tema da Umbanda.

A gravação exibe a criança feliz diante do bolo de aniversário, entoando não o tradicional “Parabéns a Você”, mas sim um ponto – termo utilizado para os cânticos na Umbanda – em homenagem a Iansã.

Na Umbanda, Iansã é o orixá feminino que governa os ventos e tempestades. No sincretismo religioso, ela é associada a Santa Bárbara, a protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes súbitas.

Os comentários sobre o vídeo refletem empatia e respeito, vindo inclusive de pessoas com diferentes crenças religiosas.

Uma internauta expressou: “A legenda resume tudo, adorei! ‘Respeita meu axé, que eu respeito seu amém’. Tenho muita vontade de conhecer.”

Outra observou o encanto das crianças: “É adorável ver as crianças conhecendo o ponto por completo!”

Houve também comentários de pessoas de outras crenças. “Sou catequista na igreja católica, nunca tive curiosidade em participar ou mudar de religião, mas respeito todos, cada um com sua fé”, compartilhou outra pessoa.

“É evidente que ela está se divertindo! Aqueles que não concordam devem respeitar a decisão dela… o importante é que ela está feliz… Felicidades, princesa, muita energia positiva em sua vida”, pontuou outra internauta.

Uma mulher católica também fez questão de comentar: “Reafirmo, sou católica, mas considero a umbanda uma religião bela.”

É fundamental ressaltar que a intolerância religiosa é considerada um crime conforme o artigo 208 do Decreto-Lei 2.848/1940. Este artigo aborda atos como zombar publicamente de alguém por suas crenças ou papel religioso, interromper ou causar transtorno durante cerimônias religiosas, ou desrespeitar publicamente atos ou objetos de culto religioso.

CONFIRA O VÍDEO:

Mais Notícias
Cultura

Raphael Ghanem chega a Campo Grande com stand-up imperdível

21 novembro, 2024

Esportes

Corumbaense e Costa Rica vão viajar mais de 5 mil km na primeira fase do Estadual 2025

21 novembro, 2024

Brasil

VÍDEO: Homem branco paga R$ 10 para açoitar homem negro com cinto

21 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções