Entre os dias 12 e 14 de dezembro, Campo Grande sediará a 19ª edição da Ruraltur, uma das maiores feiras de turismo rural do Brasil. Promovido pelo Sebrae, com apoio da Fundação de Turismo do estado (Fundtur) e o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, o evento é gratuito e tem como tema "Isto é Mato Grosso do Sul".
Com mais de 250 expositores, a feira oferecerá pacotes especiais com experiências únicas para quem deseja vivenciar os destinos locais. A expectativa é atrair quatro mil pessoas, com foco em empresários e produtores rurais vinculados ao turismo rural ou produção associada, gestores públicos e consumidores.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destaca que o turismo rural permite a integração com o cotidiano da vida no campo, uma vez que o agronegócio é uma das principais impulsionadoras da economia do estado.
“A atividade não só gera renda extra para os empreendedores rurais, mas também promove a integração entre homens e mulheres do campo com o meio ambiente, valorizando produtos locais e atraindo investimentos em infraestrutura para as regiões envolvidas. Por isso, é crucial fortalecermos o turismo rural”, ressalta Bertoni.
A Ruraltur tem como objetivo impulsionar os negócios de turismo rural, disseminando conhecimentos técnicos para expandir as ações da atividade de maneira organizada e cooperativa.
“O estado possui uma variedade de negócios no turismo rural que vêm se destacando, e o Sebrae é parceiro desses empreendedores. Levamos capacitações, acompanhamento e imersões para que as propriedades rurais possam oferecer as melhores experiências aos turistas, gerando atração de visitantes, investimentos e fortalecimento da economia local. A Ruraltur vem para mostrar a potência do Mato Grosso do Sul”, destaca Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.
Durante o evento, experiências de turismo rural serão oferecidas nas manhãs e tardes, sendo pagas pelos participantes. A disponibilidade dos produtos será divulgada na página da 19ª Ruraltur, onde também é possível realizar inscrições. O evento ocorrerá na Feira Central, em Campo Grande, na Rua 14 de julho, nº 3351, das 16h às 21h.