15°C 25°C
Campo Grande, MS

Safra de soja em MS deve atingir 14,6 milhões de toneladas

Produtividade supera expectativas mesmo com adversidades climáticas

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
03/04/2025 às 06h55 Atualizada em 03/04/2025 às 08h46
Safra de soja em MS deve atingir 14,6 milhões de toneladas
Foto: Bruno Rezende

A safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul deve fechar com produção de 14,6 milhões de toneladas, segundo dados revisados do Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), plataforma da Semadesc em parceria com a Aprosoja-MS e o Sistema Famasul. O volume é 11,4% superior ao registrado na safra anterior.

De acordo com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, a área cultivada nesta safra alcançou 4,5 milhões de hectares, um aumento de 6,8% em relação ao ciclo passado. A produtividade média foi revisada de 51,7 para 54,4 sacas por hectare, mesmo com os impactos climáticos registrados durante o desenvolvimento das lavouras.

A projeção inicial era de uma produção de 13,9 milhões de toneladas, mas a atualização aponta um acréscimo de 5%, com base em uma amostragem de 10,7% da área total.

O levantamento da produção é feito com apoio de técnicos, sindicatos e produtores, que monitoram as principais regiões agrícolas do estado. Até o dia 28 de março, 93% da área cultivada com soja já havia sido colhida. A região sul liderava com 94,8% de média, seguida pela região centro (92%) e região norte (87,5%). Aproximadamente 4,1 milhões de hectares foram colhidos até essa data.

Apesar dos bons números, cerca de 2,2 milhões de hectares, ou 51% da área, sofreram estresse hídrico. As lavouras plantadas entre setembro e meados de outubro foram as mais afetadas. Em janeiro, mês considerado crítico para o enchimento dos grãos, houve redução acentuada nas chuvas, o que impactou parte da produtividade.

Milho da 2ª safra também apresenta crescimento

Para o milho da segunda safra, a área estimada é de 2,103 milhões de hectares, com produtividade média prevista em 80,8 sacas por hectare. A produção estimada é de 10,199 milhões de toneladas, representando um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

Segundo Verruck, os dados ainda podem sofrer ajustes por se tratar do início da amostragem. “Mesmo assim, a revisão mostrou sinais mais favoráveis em relação à safra de soja”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.