13°C 17°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Programação do fim de semana pode ser "bate e volta" até Festival do Queijo em Rochedinho

Programação do fim de semana pode ser "bate e volta" até Festival do Queijo em Rochedinho

11/05/2022 às 11h14 Atualizada em 11/05/2022 às 15h14
Por: Viviane Freitas
Compartilhe:

Após dois anos sem o evento, por causa da Covid-19, o distrito de Rochedinho volta a sediar sua tradicional Festa do Queijo, nessa sábado, 14 de Maio, às 16h.

A festa é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, por meio das secretarias municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), de Cultura e Turismo (Sectur) e da Subprefeitura de Rochedinho.

O ponto forte da festa é a gastronomia. Quem for até o distrito vizinho poderá aproveitar várias opções da culinária que têm o queijo como ingrediente principal.

Serão montadas diversas barracas na rua principal de Rochedinho e uma praça da alimentação, onde os participantes também poderão curtir atrações culturais.

A festividade vinha acontecendo desde 2016, quando foi idealizado como forma de estabelecer uma identidade para a região semelhante a outras cidades do interior do Estado, como Maracaju, com a produção da linguiça artesanal, ou São Gabriel do Oeste e a festa do Leitão no Rolete. Contudo, a pandemia da covid-19 impossibilitou a sua realização entre 2020 e 2021.

Agora, já sem as medidas de isolamento e com casos de contaminação pelo coronavírus controlados, a feira retorna com expectativa de superar o público da última edição, quando se estimou que quase 5 mil pessoas passaram por Rochedinho.

Para ajudar nessa meta audaciosa, a organização garantiu muito sertanejo e chamamé aos moradores do distrito e visitantes, com shows de Os Filhos de Campo Grande, Max e Gabriel, Laço de Ouro e do grupo Canto da Terra. Haverá ainda diversão para as crianças, com brinquedos infláveis, pinturas faciais e apresentações de equilibristas em pernas de pau.

Além disso, esse ano a Festa terá mais uma novidade, a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) vai participar do evento, levando emissão de carteira de trabalho digital, cadastro no Sine e consulta por vagas de emprego. O Grupo Pereira também estará no evento fazendo pré-seleção de candidatos.

Preparando os produtores - todos os empresários do setor leiteiro de Rochedinho foram convidados pela Sidagro para participar da festa. Eles aceitaram o convite deverão expor e comercializar seus produtos durante o evento.

A Sidagro formalizou também os 27 pequenos comerciantes que farão a venda de alimentos durante a festa, ministrando curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, instrumento necessário para realizar esse tipo de comercialização em nosso município.

Pedalando até a festa - o “Pedal do Queijo” é uma iniciativa da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), em parceria com o Instituto EMANUELLE, Movimento Bike Viva, operacionalizado pela Associação Esportiva Firebikers Team, com apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Será um pedal-passeio com concentração no estacionamento do Hospital Veterinário da UCDB, no dia 14 de maio as 15h. O percurso será até Rochedinho, onde estará acontecendo o evento, com shows especiais e barracas de alimentos diversos e, claro, queijo e seus derivados.

Haverá um espaço para estacionamento das bikes com segurança na quadra da escola. O diferencial deste ano será que aos familiares poderiam acompanhar todo o trajeto a bordo do  CITY TOUR DescubraCG.

Quem tiver interesse em participar é só preencher o formulário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.