Um vídeo mostra o único sobrevivente da queda do voo AI 171 da Air India, nesta quarta-feira (12), andando próximo aos destroços da aeronave e sendo levado por socorristas até uma ambulância. O acidente deixou mais de 240 mortos.
O passageiro foi identificado como Ramesh Viswashkumar, de 40 anos. Ele estava sentado à beira de uma saída de emergência e conseguiu pular antes da explosão, segundo a polícia. No vídeo, aparece com a camiseta ensanguentada, sendo amparado por equipes de resgate.
O Boeing 787-8 decolou de Ahmedabad às 13h38 (hora local) e, cerca de 30 segundos depois, em um ponto a aproximadamente 625 pés de altitude, perdeu sustentação e desceu até colidir com um prédio próximo ao aeroporto. Houve uma chamada de “mayday” antes da queda.
Morreram 241 pessoas que estavam na aeronave e ao menos quatro no solo. O avião atingiu um prédio universitário da Gujarat Medical College, onde cerca de 50 estudantes de medicina ficaram feridos. Ao menos 41 deles foram socorridos por equipes de emergência. Entre as vítimas, estava o ex-governador de Gujarat, Vijay Rupani.
Equipes da DGCA (órgão de aviação civil da Índia), da agência britânica AAIB e do NTSB dos Estados Unidos atuam no local. A caixa-preta foi recuperada, mas a análise pode levar semanas.
As causas do acidente ainda são investigadas. O avião decolou com os flaps retraídos e o trem de pouso abaixado. A temperatura no momento da decolagem passava de 40 °C. Estão sendo avaliadas possíveis falhas técnicas, erro humano e colisão com aves. Passageiros relataram problemas no ar-condicionado e no sistema de entretenimento antes da decolagem.
A aeronave, matrícula VT-ANB, operava desde 2014. Este é o primeiro acidente fatal com um Boeing 787 desde sua estreia, em 2011.
Ramesh está internado em condição estável, já prestou depoimento às autoridades e pediu ajuda para localizar seu irmão, que viajava com ele.