15°C 28°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Moraes diz que Bolsonaro confessou extorsão ao condicionar fim do tarifaço à anistia

STF impõe medidas cautelares após ex-presidente vincular anistia ao alívio de tarifas dos EUA

18/07/2025 às 13h01
Por: João Paulo Ferreira
Compartilhe:
Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, protagonizam novo embate após ex-presidente condicionar fim de tarifa dos EUA à sua anistia política, o que levou Moraes a determinar medidas restritivas e apontar tentativa de extorsão contra a Jus
Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, protagonizam novo embate após ex-presidente condicionar fim de tarifa dos EUA à sua anistia política, o que levou Moraes a determinar medidas restritivas e apontar tentativa de extorsão contra a Jus

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) medidas restritivas, incluindo busca e apreensão na residência de Jair Bolsonaro, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com diplomatas e redes sociais, com base em indícios de que o ex-presidente confessou tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira.

Em decisão, Moraes cita entrevista de Bolsonaro em 17 de julho, na porta do Senado, na qual o ex-presidente afirmou que o fim do "tarifaço" de 50% imposto pelos EUA aos produtos brasileiros dependeria de sua própria anistia política. Para Moraes, isso configura “consciente e voluntária atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira”.

O ministro destacou ainda que a estratégia teria objetivo de desestabilizar a economia, pressionar decisões judiciais e influenciar relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Segundo a decisão, Bolsonaro agiu em conjunto com seu filho, Eduardo, para usar apoio externo em tentativas de intimidar o STF e obstruir investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado.

Além da extorsão, Moraes aponta para possíveis crimes de coação processual, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e atentado à soberania nacional.

A defesa do ex-presidente afirmou ter sido pega de surpresa e classificou as restrições como severas, ressaltando que Bolsonaro sempre cumpriu as determinações judiciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.