
As exportações de carne bovina brasileira registraram em fevereiro de 2026 o melhor resultado da história para o mês. Em apenas 18 dias úteis, o país embarcou 235,889 mil toneladas de carne bovina in natura, volume 23,9% superior ao registrado em fevereiro de 2025, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
A média diária de exportação no período foi de 13,105 mil toneladas, crescimento de 37,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O desempenho reforça a competitividade da proteína brasileira no mercado internacional e mantém as vendas externas como principal fator de sustentação dos preços domésticos da arroba do boi gordo.
A China segue como o principal destino da carne bovina brasileira, respondendo por quase metade de todo o volume exportado. Os Estados Unidos aparecem na sequência entre os maiores compradores do produto.
Apesar do desempenho positivo nas exportações, o mercado interno apresenta sinais de cautela. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que o conflito no Oriente Médio tem provocado especulações no mercado brasileiro.
Embora a região não seja um destino relevante para a carne bovina brasileira, o fechamento de rotas estratégicas de transporte marítimo e o aumento nos custos de frete e seguro preocupam exportadores.
Diante desse cenário, compradores têm adotado postura mais cautelosa e avaliam novas estratégias de negociação. Do lado dos vendedores, há resistência em aceitar os preços ofertados, o que tem contribuído para um ritmo mais lento de negócios.
No mercado pecuário, a primeira quinzena de março terminou sem uma tendência definida para o boi gordo. As negociações ocorrem com pequenas oscilações para cima e para baixo, mas com predominância de estabilidade.
A oferta reduzida de animais prontos para abate contrasta com o consumo interno enfraquecido de carne bovina e com a maior disponibilidade de frango no mercado.
Em algumas praças pecuárias, frigoríficos já avaliam a possibilidade de reduzir o ritmo de abates nos próximos dias.